João Pessoa
Feed de Notícias

Mais de 5,5 mil alunos participam de vídeo-aulas do PBVest

segunda-feira, 20 de maio de 2013 - 11:49 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) oferta este ano 6 mil vagas para alunos da rede estadual de ensino. As aulas começaram no sábado, dia 11 de maio, em 37 cidades polos. Em Sousa, Sertão paraibano, 200 alunos estão se preparando para ingressarem em cursos superiores.

O PBVest é uma nova perspectivas para nos aprofundarmos nas questões que vimos nas provas do Enem e esse é o momento de escolhermos uma opção de curso na universidade. Essa preparação vai nos levar a atingirmos nossos objetivos, se Deus quiser”, declarou a estudante Débora Vitória Araújo, 16 anos, que mora na cidade de Aparecida e estuda no polo de Sousa, onde acontecem as aulas do PBVest, no Centro de Treinamento de Professores.

Em Sousa, estão inscritos no PBVest alunos da cidade e de mais oito municípios: Aparecida, Nazarezinho, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada, Lastro, Santa Cruz, São Francisco e Vieirópolis.

A gerente da 10ª Região de Ensino, Socorro Antunes, informa que em 2011 foram aprovados em concursos vestibulares 20 alunos do polo de Sousa. No ano passado esse número aumentou para 42 aprovados. Este ano, todos os alunos do 3º ano da rede estadual de ensino também receberam o módulo impresso do PBVest para também se prepararem para o Enem. O Centro de Treinamento de Professores de Sousa ‘Governador Antonio Mariz’ fornece um almoço com cardápio balanceado, todo sábado, aos 200 alunos.

Samila Targino da Costa, 22 anos, mora em Sousa e descobriu o PBVest por meio da internet e do rádio. “Estou aqui focando nos estudos em busca de uma vaga na universidade e o curso é bem elaborado”.

Frequento as aulas do PBVest para me aprimorar no Enem e conquistar uma vaga na universidade. Estou aqui investindo no meu futuro”, avaliou Nelson Dantas, 17 anos, da cidade de Sousa.

No sábado(18), o monitor Leonardo Bastista de Sousa orientava os 200 alunos do polo de Sousa em uma vídeo aula ao vivo, de Literatura. “Os alunos aqui estão demonstrando interesse e acredito que teremos bons índices de aprovação”, declarou.

No primeiro dia de aula do PBVest, mais de 5,5 mil estudantes assistiram as aulas nos 37 polos localizados nos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Araruna, Alhandra, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Juru, Mamanguape, Rio Tinto, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Santa Rita, São Bento, Sapé, Serra Branca, Soledade, Sousa, Sumé e Taperoá.

A novidade este ano são as aulas online e o material repassado aos alunos é no formato estudo dirigido, informpu o coordenador do programa, Américo Falcone. O livro Enem – Passo-a-passo vai ser distribuído com os alunos inscritos no PBVest, com questões aplicadas no Enem de 2009 a 2012.

O PBVest é destinado aos alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído seus estudos na rede estadual. As aulas acontecem aos sábados, das 7h30 às 17h50, com intervalo para almoço, que é oferecido nas escolas onde o programa acontece, do meio dia às 13h30. O aluno só perde o direito de participar do curso se obtiver menos de 75% de presença nas aulas, durante o mês, e por indisciplina em sala de aula.