João Pessoa
Feed de Notícias

300 mil turistas procuram ‘Destino Paraíba’ nos primeiros meses do ano

quinta-feira, 14 de março de 2013 - 18:27 - Fotos:  Edgley Delgado / Secom-PB

O fluxo global de turistas para o ‘Destino Paraíba’ registrou um aumento de 6,07% em janeiro e fevereiro de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que revela pesquisa mensal do Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Os hotéis, pousadas e albergues de todo o Estado registraram um total de 304.496 visitantes/turistas contra 287.041 do ano anterior.

Outro detalhe apontado pela pesquisa mensal da PBTur junto aos meios de hospedagem de todo o Estado, é que 46% do fluxo de turistas provém das regiões Sul/Sudeste. Vale destacar que este percentual é 10% superior sobre igual período anterior. São Paulo é o maior emissor com 22,33%; seguidos de Pernambuco com 16,24% e Distrito Federal com 10,40%. Entre os 10 maiores emissores, sobressai-se o significativo aumento, em números absolutos de  111%, do estado do Paraná. Ocupando a décima posição com 3,44% dos hóspedes.

Mais leitos – O levantamento mensal também mostra que o perfil do turista que visita o ‘Destino Paraíba’ é de profissionais liberais com 29% dos hóspedes. O principal motivo da viagem é o turismo de lazer com 71% e o meio de transporte mais utilizado, é o automóvel, com 51%. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, acredita que a capital paraibana deverá implementar a oferta de leitos com a inauguração de mais hotéis e outros meios de hospedagens previstos para ocorrer ainda neste primeiro semestre.

No final de janeiro foi inaugurado o Hotel Atlântico Cabo Branco na praia do mesmo nome. O novo meio de hospedagem dispõe de 96 leitos destinados ao público Classe ‘A’. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba, José Inácio Júnior, informa que deverão ser inaugurados mais dois novos empreendimentos hoteleiros. “O setor está acompanhando o bom momento do turismo paraibano, gerado a partir das parcerias firmadas entre o  poder público e a iniciativa privada na divulgação do destino”, declarou.

O Fluxo Global Estimado para João Pessoa apresentou performance de 3,29%. Foram 86.179 visitantes em fevereiro do corrente ano contra 83.430 do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento do fluxo global foi de 6,07%, ou seja, 214.449 visitantes, face a 202.182 do período passado.