Fale Conosco

21 de setembro de 2012

Mais de 200 famílias de agricultores recebem títulos de posse



Duzentas e vinte e cinco famílias do município de Araçagi, região do Brejo paraibano, recebem nesta sexta-feira (21), títulos de posse da terra. São 102 famílias da agrovila Tainha e 123 de Mulunguzinho. A entrega dos documentos acontece na Praça João Pessoa, junto ao repasse de 23 tratores concedidos pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, a outras comunidades rurais.

Um dos beneficiados com os títulos de posse é o agricultor Luís Vieira Graciano, de 50 anos. Ele mora na agrovila Tainha, com a mulher, quatro filhos, duas noras e dois netos. “A nossa comunidade esperava muito por isso e algumas pessoas já tinham até desistido da luta. Só agora, conseguimos conquistar o que tanto queríamos”, comemorou.

Em abril deste ano, Luís esteve no Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado (Interpa), responsável pela regularização, para firmar o acordo final que resultaria na entrega dos títulos de posse. “Naquele dia, nós que representamos as famílias de Tainha e Mulunguzinho, já saímos cheios de expectativa. Depois de anos, fechamos a solução para o nosso problema”, lembra.

“Os títulos de posse garantem às famílias o direito à propriedade sobre os hectares de terra. Com os documentos, cerca de mil pessoas ficam em situação regular perante o Estado”, explica o diretor-técnico do Interpa, Francisco Elias Ramos. Os títulos estão registrados em cartório e tiveram firma reconhecida sem custos para as famílias. “Se tivesse que registrar os documentos, cada família teria que pagar R$400,00”, explicou.

Atualmente, a área regularizada está avaliada em R$ 5 milhões, com a construção de casas e outras benfeitorias nas comunidades. A área total do assentamento corresponde a 320 hectares de terra.