Fale Conosco

19 de abril de 2012

Mais de 200 crianças assistem apresentações de tribos carnavalescas



Uma festa de cores e tradição exaltou a cultura indígena nesta quinta-feira (19), na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), em Tambauzinho. Crianças de quatro escolas da rede pública puderam assistir, muitas delas pela primeira vez, as apresentações de grupos folclóricos que no Carnaval Tradição desfilam adornados com cocares, penas e tintas. A celebração é parte do 2º Encontro das Tribos Indígenas do Carnaval, que teve início no dia 12 de abril e prossegue até 29 deste mês. Além das apresentações, as crianças se divertiram com as coloridas exposições de cocares e dos pequenos bonecos Tupinambás de pano, confeccionados pela artista Gláucia Lima.

Cinco tribos formadas por adultos e crianças se apresentaram. A programação começou com a performance da Tribo Africanos (Cristo).  Em seguida, foi a vez da Tupi Guarani (Mandacaru), Papo Amarelo (Cruz das Armas), Tupinambás (Mandacaru) e Ubirajara (Rangel).

De acordo com o coordenador do encontro, José Reinaldo, o objetivo de trazer as crianças ao evento é aproximá-las da cultura popular paraibana. “As crianças são o início da preservação das nossas tradições. Assim como as danças indígenas, que para sobreviverem são passadas de pai para filho, precisamos ensinar às nossas crianças a valorizarem nossa cultura e raiz desde cedo”.

Participaram do evento cerca de 200 crianças das escolas Apolônio Sales, Dom Marcelo, Fenelon Câmara, e a Ong Casa Pequeno Davi. Muitas delas assistiram pela primeira vez às manifestações, como a aluna Fábia dos Santos, de 10 anos. A menina assistiu atentamente cada apresentação e ficou encantada com detalhes. “Eu gostei muito das fantasias, das pinturas e da participação das criancinhas pequenas. Eu achei muito bonito”.