Fale Conosco

16 de julho de 2009

Mais de 150 adolescentes de 14 municípios participam de evento da SEDH



Mais de 150 meninos e meninas de 14 municípios paraibanos participam, nesta sexta-feira (17), do I Encontro de Formação para Adolescentes da Região Metropolitana, com objetivo de debater a participação desse público em espaços de cidadania.  O evento é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Humano e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Segundo a secretária do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, o objetivo do encontro é ampliar a capacidade de discussão dos jovens em relação aos temas que serão debatidos da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em setembro.

“O evento é mais uma preparação para discutir a promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades. Durante a Conferência Estadual, por exemplo, serão discutidos subtemas como proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes e o fortalecimento do sistema de garantia de direitos”, afirma Giucélia.

Os adolescentes também participarão de debates e dinâmicas sobre participação de crianças e adolescentes em espaços de cidadania e gestão da política. A Conferência Estadual, em setembro, vai envolver instituições não governamentais, crianças e adolescentes. “Esta atividade também marca um momento de reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e ilustra que participação e cidadania se aprendem e se   exercitam. Basta investir no potencial de nossa infância e juventude”, disse Giucélia.

Na programação, os assistidos que integram a Rede Margarida Pró Crianças e Adolescentes (Remar) e o Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente coordenarão a apresentação dos eixos temáticos a serem concluídos no debate. À tarde, os grupos de adolescentes trabalham em oficinas a partir dos eixos para a elaboração de propostas apresentadas e votadas na plenária final. Eles também elegerão os representantes para a Conferência Estadual. O evento acontecerá na Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro Mangabeira VII, em João Pessoa.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Humano