João Pessoa
Feed de Notícias

Mais de 60 jovens recebem certificados de cursos promovidos pelo Cendac

sexta-feira, 26 de abril de 2013 - 16:41 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente (Cendac), com o apoio do Governo do Estado, entregou mais 60 certificados a jovens concluintes de três cursos profissionalizantes. O evento aconteceu durante o Seminário de Capacitação em Cidadania e Gestão, na terça-feira (23), no auditório Rita Gadelha, e reuniu aproximadamente 150 alunos dos cursos profissionalizantes que estão em andamento.

“O fato de entregarmos aproximadamente 4 mil certificados em dois anos comprova o quanto o Cendac tem focado na capacitação e profissionalização, diminuído o aspecto assistencialista antes predominante na organização. Motivação, inclusive, foi a palavra chave deste nosso encontro que teve a audácia de estimulá-los para uma melhor pós-profissionalização”, destacou a primeira dama e presidente de honra do Cendac, Pâmela Bório.

O representante do Empreender-PB, Tadeu Vinícius, por sua vez, debateu sobre o tema “Gestão e Empreendedorismo”,  destacando as possibilidades de investimento para os profissionalizados abrirem seu próprio negócio. Já Izabela Candeia, articuladora do Centro da Mulher 8 de Março, tratou da “Cidadania, Gênero e Liderança no Trabalho”, mostrando as dificuldades que os profissionais vão encontrar na busca pelo emprego e como superá-las.

Certificados – Ao final do seminário, foi feita a entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos de Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Manicure e Pedicure. A aluna Denise Martins, de 19 anos, concluinte do curso de Auxiliar Administrativo, acredita que com esse certificado se sentirá mais segura e preparada para disputar uma vaga no mercado de trabalho. “No Cendac encontrei a oportunidade que precisava para competir com outros candidatos. Hoje sei que sou capaz e vou conquistar meu espaço no mercado de trabalho”, ressaltou.

Em dois anos, o Cendac realizou 173 cursos profissionalizantes, beneficiando 3.980 jovens e adultos de 55 cidades da Paraíba.  A entidade promove capacitação profissional nas modalidades corte e costura, manicure e pedicure, artesanato, cuidador de idosos, editor de imagens, informática, estética facial e corporal, recepcionista, auxiliar administrativo, culinária, caixa, vendedor, montagem e manutenção de computadores, textura, garçom, cabeleireiro, auxiliar de cozinha, depilação, revestimento de paredes, hotelaria, eletricista e embelezamento.