João Pessoa
Feed de Notícias

Lar do Garoto conclui curso de montador de calçados para 32 socioeducandos

sexta-feira, 12 de maio de 2017 - 18:17 - Fotos:  Divulgação

Jovens e adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas de internação no Lar do Garoto, concluíram esta semana o curso profissionalizante de Montador de Calçados, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai/PB. O curso, destinado a 32 socioeducandos, iniciou dia 6 de março, teve carga horária de 160 horas e foi coordenado por Luzivone Lopes Gomes, pedagoga do Lar do Garoto.

Durante o encerramento do curso de Montador de Calçados, os socioeducandos foram recepcionados com uma exposição do material produzido, bem como um mural com fotografias de todas as etapas que passaram desde os ensinamentos teóricos e práticos até a montagem dos calçados.

Os adolescentes F.S.O e R.B aproveitaram a oportunidade para homenagear e agradecer a equipe que faz a unidade, em especial ao professor do Senai que ministrou as aulas. “Professor o senhor nos deu a oportunidade de conhecer sobre o mundo do trabalho. Nós adolescentes vamos nos dedicar e aproveitar esta oportunidade”, disseram os socioeducandos.

“É mais uma porta aberta, sigam em frente, no caminho correto, com paciência para o sucesso. Hoje o ensino profissionalizante está em ascenção e vocês tiveram a grande oportunidade de participar de um curso, ministrado por uma instituição de ensino de referência, o Senai”, disse Lúcio Ávila, diretor do Lar do Garoto.

“Muito nos alegra ver os adolescentes concluindo mais um curso. Agradecemos aos agentes sociais, que sempre estão dispostos a trabalhar no sentido de dar o apoio necessário para que os projeto pedagógicos e profissionalizantes aconteçam”, agradeceu a pedagoga Luzivone Lopes.

Após o encerramento do curso de Montador de Calçados, o Senai doou toda a produção dos socioeducandos ao Lar do Garoto. Os calçados deverão ser expostos durante o Salão de Artesanato, que será realizado em Campina Grande no mês de junho, onde poderão ser adquiridos pelo público em geral.

O Lar do Garoto é uma das unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), e está localizada em Lagoa Seca. Atualmente a unidade atende a 139 jovens e adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medidas, da Região de Campina Grande.

PARCERIA – Os cursos que estão sendo ministrados pelo Senai aos socioeducandos do Lar do Garoto são frutos da parceria com o Ministério Público do Trabalho em Campina Grande (MPT), que reverteu as multas trabalhistas aplicadas a empresa Coteminas, em financiamento dessa ação. “Fizemos o projeto, o Ministério Público concordou e nós desenvolvemos essa ação. Isso também faz parte de um projeto que o Senai desenvolve chamado “O Programa Senai de Ações Inclusivas”, que atende não só pessoas com deficiência, mas também que estão em situação de vulnerabilidade”, informou a coordenadora de Desenvolvimento Educacional do Senai, Renata Santos.