Fale Conosco

10 de novembro de 2016

Maior sistema de cooperativas de crédito do País adere ao novo sistema de registro de gravame na Paraíba



detran cooperataivas aderem ao sistema gravane na paraiba 1 270x191 - Maior sistema de cooperativas de crédito do País adere ao novo sistema de registro de gravame na ParaíbaO superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, se reuniu nesta quinta-feira (10), na sede do órgão, em João Pessoa, com o gerente de Relacionamento do Sicredi, Erasmo Carlos dos Santos, que aderiu ao novo sistema de registro de gravame na Paraíba, o SISGRAV.  A empresa representa o maior sistema de cooperativas de crédito do País e tem seis pontos de atendimento somente em João Pessoa, entre outros distribuídos pelo Estado.

Na reunião, Agamenon frisou as inúmeras vantagens que a adoção do novo sistema traz para o órgão, para as empresas e para os usuários. Além dos benefícios técnicos, o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasil Cidades sana a situação de ilegalidade em que se encontrava o sistema de registro de gravames na Paraíba, gerenciado até então pela Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg)/Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), cujo contrato tinha se encerrado em setembro de 2015.

O secretário do Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, reforçou a necessidade da implementação de novos modelos de gestão que tragam mais segurança e confiabilidade aos aparelhos públicos. “É de suma importância que as empresas habilitem-se a usar esse novo sistema e colaborem para implementação do novo mecanismo, trazendo maior adequação legal, eficácia e transparência aos procedimentos”, completou.detran cooperataivas aderem ao sistema gravane na paraiba 5 270x191 - Maior sistema de cooperativas de crédito do País adere ao novo sistema de registro de gravame na Paraíba

O chefe da Assessoria Jurídica do Detran, José Serpa, frisou que, ainda em 2015, o Detran-PB buscou a Cetip para renovação do contrato, mas a empresa não apresentou proposta comercial que se adequasse à legislação estadual.

detran cooperataivas aderem ao sistema gravane na paraiba 2 270x191 - Maior sistema de cooperativas de crédito do País adere ao novo sistema de registro de gravame na ParaíbaAlém do Sicredi, outras oito instituições já realizaram seus cadastros junto ao novo sistema e estão prontas para operar. Ao todo, em pouco mais de 24 horas, já foram realizadas mais de 10 mil consultas de status no SISGRAV e quase 200 procedimentos de confirmação, atualização ou impressão de documentos com gravame. .
As instituições financeiras e/ou credoras que ainda não regularizaram seus cadastros junto à Bunkertech podem tratar da adesão e integração do novo sistema, inicialmente fazendo contato com o representante (Márcio Olímpio), no telefone (011) 98486- 0380.

Participaram da reunião o secretário do Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira; o gerente de Relacionamentos da Sicredi, Erasmo Carlos; o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, o superintendente do DER, Carlos Pereira; o comandante do BPTran, coronel Almeida, o chefe da Divisão de Processamento de Dados do Detran, João Eduardo, o chefe da Assessoria Jurídica do Detran, José Serpa, e o representante da Bunkertech, Cláudio de Mendonça Studart.