João Pessoa
Feed de Notícias

Maior sistema de cooperativas de crédito do País adere ao novo sistema de registro de gravame na Paraíba

quinta-feira, 10 de novembro de 2016 - 16:30 - Fotos:  Secom PB

O superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, se reuniu nesta quinta-feira (10), na sede do órgão, em João Pessoa, com o gerente de Relacionamento do Sicredi, Erasmo Carlos dos Santos, que aderiu ao novo sistema de registro de gravame na Paraíba, o SISGRAV.  A empresa representa o maior sistema de cooperativas de crédito do País e tem seis pontos de atendimento somente em João Pessoa, entre outros distribuídos pelo Estado.

Na reunião, Agamenon frisou as inúmeras vantagens que a adoção do novo sistema traz para o órgão, para as empresas e para os usuários. Além dos benefícios técnicos, o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasil Cidades sana a situação de ilegalidade em que se encontrava o sistema de registro de gravames na Paraíba, gerenciado até então pela Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg)/Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), cujo contrato tinha se encerrado em setembro de 2015.

O secretário do Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, reforçou a necessidade da implementação de novos modelos de gestão que tragam mais segurança e confiabilidade aos aparelhos públicos. “É de suma importância que as empresas habilitem-se a usar esse novo sistema e colaborem para implementação do novo mecanismo, trazendo maior adequação legal, eficácia e transparência aos procedimentos”, completou.

O chefe da Assessoria Jurídica do Detran, José Serpa, frisou que, ainda em 2015, o Detran-PB buscou a Cetip para renovação do contrato, mas a empresa não apresentou proposta comercial que se adequasse à legislação estadual.

Além do Sicredi, outras oito instituições já realizaram seus cadastros junto ao novo sistema e estão prontas para operar. Ao todo, em pouco mais de 24 horas, já foram realizadas mais de 10 mil consultas de status no SISGRAV e quase 200 procedimentos de confirmação, atualização ou impressão de documentos com gravame. .
As instituições financeiras e/ou credoras que ainda não regularizaram seus cadastros junto à Bunkertech podem tratar da adesão e integração do novo sistema, inicialmente fazendo contato com o representante (Márcio Olímpio), no telefone (011) 98486- 0380.

Participaram da reunião o secretário do Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira; o gerente de Relacionamentos da Sicredi, Erasmo Carlos; o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, o superintendente do DER, Carlos Pereira; o comandante do BPTran, coronel Almeida, o chefe da Divisão de Processamento de Dados do Detran, João Eduardo, o chefe da Assessoria Jurídica do Detran, José Serpa, e o representante da Bunkertech, Cláudio de Mendonça Studart.