Fale Conosco

5 de maio de 2016

Maio Amarelo: Detran-PB promove seminário para motociclistas



Com a finalidade de discutir sobre condução defensiva e educação para o trânsito seguro de motos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) promove, no próximo dia 28, o I Seminário de Pilotagem Segura para condutores de motocicletas abaixo de 300 cilindradas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do órgão (www.detran.pb.gov.br) .

O evento será aberto às 7h30, no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, no Conjunto Mangabeira VII, e marcará o encerramento da programação do Movimento Maio Amarelo, na Capital.

“O seminário visa discutir valores de segurança e cidadania, aprimorando técnicas de pilotagem de motocicletas”, afirmou a chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira, coordenadora do treinamento. O curso será dividido em dois módulos: teórico e prático. Na primeira etapa serão abordados conceitos de legislação de trânsito, manutenção preventiva de moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e, principalmente, o comprometimento do motociclista com a sua segurança e a dos demais usuários da via.

O módulo prático será ministrado pela equipe do Núcleo de Estudo de Trânsito do Centro de Educação da Polícia Militar, com exercícios visando corrigir vícios e posturas que interferem negativamente na pilotagem. Para esse módulo é fundamental que os participantes compareçam com equipamentos e trajes adequados, como capacetes, luvas, botas, jaquetas e calças apropriadas.

Entre os palestrantes está o tenente coronel Israel Moura, da Polícia Militar de Pernambuco, que discorrerá sobre Legislação, fiscalização e política de segurança. Os demais convidados são: professor Luis Carlos, do CE (Regulamentação: atividade remunerada com motos); Sílvio Guerra, diretor do Hospital de Trauma (Estatísticas de acidentalidades com motos); Ailton César, de Pernambuco (Pilotagem segura); coronel Ronildo Sousa, da PMPB,  (Educação e Segurança no Trânsito) e instrutores do Centro de Educação da PM (demonstração prática).