João Pessoa
Feed de Notícias

Maestro Luiz Carlos Durier assume comando da Orquestra Sinfônica

quinta-feira, 12 de setembro de 2013 - 11:53 - Fotos:  Secom-PB

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) terá nova regência e direção artística. O maestro Luiz Carlos Durier foi anunciado, nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) na função de novo regente titular da OSPB, na presença de músicos e servidores da orquestra. Durier assume o cargo com a saída de Alex Klein, que passa a coordenar o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima), implantado por Klein, em 2012.

O convite foi recebido com surpresa por Durier, que aceitou a missão de prontidão. “Eu fiquei muito honrado e consciente de uma grande responsabilidade que terei agora em diante. Tratarei a OSPB como uma joia”, comentou. Sobre o trabalho que pretende desempenhar à frente da OSPB, o maestro explica que deseja aproveitar ao máximo o talento dos artistas. “Vamos trabalhar para que a OSPB cresça e mostre todo o seu potencial musical. Além dos concertos oficiais, vamos conversar sobre a retomada dos concertos didáticos e populares, dentro do orçamento disponível”, afirmou Durier.

À frente da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 17 anos, Durier não esconde a satisfação que tem em contribuir com a formação de jovens músicos e garante que não sairá da OSJPB. Ele vai acumular as duas regências. “A ‘Jovem’ é minha vida, foi a minha grande escola, tudo que tenho eu aprendi com a OSJPB, e essa conquista eu divido com todos os integrantes de hoje e com os que por ela passaram. Continuarei na sua condução, primando pela mesma qualidade que busco há 17 anos nessa missão”, declarou o maestro.

Luiz Carlos Durier assume a OSPB no momento em que a Funesc e Secult buscam estreitar o diálogo com o grupo, valorizando a identidade musical paraibana, como afirmou o presidente da Funesc, Lau Siqueira. “O maestro Durier se adequa à proposta da Funesc e da Secult de buscar caminhos de regularizar a situação da orquestra e de manter pleno diálogo na condução desse importante equipamento artístico entre Governo, conselho e maestro”, explicou Lau Siqueira.

De acordo com a direção da Orquestra, a previsão é que as atividades da OSPB sejam retomadas em outubro, e os concursados também já serão convocados ao trabalho. “Pretendemos retomar as atividades da Orquestra Sinfônica ainda no mês de outubro. Datas e locais de ensaio ainda não estão completamente definidos, mas estão em fase final de negociação, e para o retorno da OSPB, vamos contar com o trabalho da equipe concursada recentemente”, esclareceu a diretora administrativa da OSPB, Erlaine Souza.

Luiz Carlos Durier – Natural de João Pessoa – Paraíba, Luiz Carlos Durier é regente titular da OSPB Jovem e regente assistente da OSPB, desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações são sucesso de público e crítica. Sob sua batuta, já se tornou tradição a apresentação de estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Como regente convidado fez apresentações junto a Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife. Participou da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba como professor e regente da Orquestra de Cordas.

Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005, estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSJPB em concertos populares, tais como Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e as paraibanas Sandra Belê e Lucy Alves.