João Pessoa
Feed de Notícias

Maestro da Sinfônica da Paraíba vai reger orquestra russa em São Petersburgo

terça-feira, 9 de abril de 2013 - 11:04 - Fotos: 

O maestro titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Alex Klein, vai à Rússia a convite da Orquestra Capella, do Museu Hermitage em São Petersburgo, para reger e também fazer solo no concerto, que acontece nesta sexta-feira (12). No programa constam obras dos compositores brasileiros José Maurício Nunes Garcia (Abertura em Ré) e Heitor Villa-Lobos (Bachiana Brasileira n. 4).  Simultaneamente como regente e solista, Klein vai tocar Concerto para Oboé e Cordas, do compositor inglês Ralph Vaughan-Williams. Ainda nesta viagem, ele vai ministrar aulas no Conservatório de São Petersburgo e no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, celeiro dos mais importantes músicos da Rússia há mais de 100 anos.

Desde 2012, Klein reside em João Pessoa para supervisar a renovação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, incluindo a reforma da sala de concertos no Espaço Cultural, o recém-lançado Concurso para 39 novos músicos e funcionários da orquestra, e um retorno da OSPB como uma das mais importantes orquestras sinfônicas do país.

Já em 2012, a convite de Klein, músicos célebres como Antonio Meneses, Richard Young, Isabel Barbosa e Ricardo Castro participaram de concertos da Sinfônica paraibana.

Outra atividade  que recebe a atenção do maestro Alex Klein é o Programa de Inclusão através da Música e das Artes – PRIMA, que promove a inclusão e integração de crianças e jovens com a criação de orquestras em escolas públicas de áreas de risco social no Estado, atuando como agentes sociais e humanitários, ensinando preceitos de cidadania em diversas cidades paraibanas, usando como referência o “El Sistema” de orquestras juvenis e infantis da Venezuela.