João Pessoa
Feed de Notícias

Maestro da OSPB vai reger Orquestra Filarmônica de Chicago

segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 10:57 - Fotos:  Secom-PB

A música sinfônica da Paraíba estará presente nos Estados Unidos, no próximo dia 30, quando o maestro Alex Klein, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), se apresenta como maestro e solista convidado à frente da Orquestra Filarmônica de Chicago. O concerto é promovido pelo Consulado Geral do Brasil na cidade, o programa também traz o solista Arnaldo Cohen, no Concerto para Piano e Orquestra de Peter Tchaikovsky.

Além desta parceria entre Klein e Cohen, reconhecidos internacionalmente como grandes expoentes da música brasileira no mundo, o programa incluirá a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; e o Concerto para Oboé e Orquestra de Osvaldo Lacerda, escrito e dedicado a Klein, em 2005.

O programa incluirá também a Seresta n. 7 do compositor Liduíno Pitombeira, que estará presente na apresentação. O professor Pitombeira leciona na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é compositor residente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, função honorária criada nesta temporada pelo maestro Klein e que visa maior divulgação da música contemporânea.

A apresentação em Chicago reforça o objetivo do maestro Klein, anunciado na abertura desta temporada da OSPB, de “trazer o mundo à Paraíba e levar a Paraíba ao mundo”. A proposta é trazer de volta grandes solistas e repertório arrojado para a temporada da Sinfônica, promovendo a música da Paraíba no exterior, sob a supervisão de um compositor residente, cargo comum em grandes orquestras internacionais.

Além da Seresta n. 7, apresentada com a Orquestra Filarmônica de Chicago, Klein irá apresentar a estreia mundial da Seresta n. 17 de Liduíno Pitombeira, em Buenos Aires, com o oboísta paraibano Alisson Azevedo.

Retorno – A Sinfônica da Paraíba voltará às suas atividades com um concerto educativo dedicado às crianças, no dia 11 de outubro. Serão realizadas duas apresentações (às 11h e às 14h) no Teatro de Arena do Espaço Cultural, incluindo trechos de “Sonhos de uma noite de verão” de Mendelssohn e “Pedro e o Lobo” de Prokofiev. A temporada de concertos sinfônicos prossegue com concertos regulares incluindo as Sinfonias n. 1 e 7 de Beethoven, o “Prelude a l’aprés midi d’un Faun” de Debussy, e diversas obras centrais ao repertório sinfônico.

A orquestra pretende apresentar dois concertos para cada programa sinfônico. Já estão previstas três récitas para a temporada 2013.