João Pessoa
Feed de Notícias

Lutheria inscreve para oficina de fabricação de instrumentos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 08:25 - Fotos: 

A Escola de Lutheria do Espaço Cultural será reaberta próximo dia 25 com uma oficina de capacitação para assistente de luthier. As inscrições já estão acontecendo e vão até o próximo dia 18, das 13h às 18h (de segunda a quinta-feira) e de 8h às 13h (na sexta-feira), na Divisão de Cursos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) localizada na rampa 1. Para se inscrever, o candidato tem que ser aluno de escola pública, entre 17 e 24 anos e possuir alguma experiência com manuseio da madeira. A oficina é gratuita.

O curso vai iniciar o aluno na arte da fabricação de instrumentos musicais. Serão 12 meses de aulas para eles adquirirem conhecimento sobe o que é um instrumento de corda, o som, a madeira, a montagem e restauração de um violino, violoncelo, viola ou um contra-baixo. A coordenação do curso vai inscrever até 30 candidatos, mas apenas 06 (seis) serão selecionados e passarão por uma avaliação prevista para o dia 22 de setembro com os luthiers. O resultado da seleção será divulgado até o final do mês.

O professor e luthier Félix Gonçalves está há mais de 20 anos na profissão. Segundo ele, essa é uma grande oportunidade para os alunos de escolas públicas terem contato com a música. “É um aprendizado diferente, emocionante porque você vai lidar com música, com a emoção das pessoas. Saber que o som que está saindo de um violino numa orquestra foi possível através do trabalho de suas mãos, é emocionante. Portanto, essa é uma oportunidade única para esses estudantes”, declarou Félix Gonçalves.

Documentos para inscrição

Serão exigidos do candidato no momento da inscrição a xerox da certidão de nascimento ou carteira de identidade, declaração de regularidade na escola que estuda, xerox do comprovante de residência e uma foto 3×4. Mais informações pelo telefone – 83-3211.6247.

A Oficina-Escola de Lutheria foi criada em 1988 pela professora Isabel Burity. O objetivo da oficina-escola é confeccionar e fazer a manutenção dos instrumentos de corda usados nas orquestras da Funesc.

Na época em que foi criada, só existiam outras duas semelhantes no país. A Oficina-Escola estava fechada desde 1994. A reaberta no próximo dia 25, a partir das 10 horas da manhã, no Mezanino II, do Espaço Cultural.

Assessoria de Imprensa da Funesc