João Pessoa
Feed de Notícias

Luciano se reúne com comandante do Corpo de Bombeiros para acompanhar a Operação Carnaval

sábado, 13 de fevereiro de 2010 - 17:34 - Fotos: 

O governador em exercício, Luciano Cartaxo, se reuniu neste sábado (13) com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Luiz do Nascimento, para acompanhar a Operação Carnaval 2010, que teve início neste sábado em todo o Estado. Na ocasião, o governador solicitou ao comandante que sejam repassadas, diariamente, informações sobre o andamento da operação e as ocorrências registradas.

“São 1.120 homens trabalhando. Vamos tentar atingir mais de 26 praias e diversas cidades onde têm açudes e o chamado ‘carnaval molhado’, que atraem um grande número de foliões. Esperamos que tudo ocorra da melhor maneira possível. O Corpo de Bombeiros está atento e trabalhando 24 horas, até a quarta-feira de Cinzas”, ressaltou Luciano Cartaxo.

Ele disse ter conversado com o secretário de Saúde do Estado, José Maria de França, sobre a operação montada nos hospitais da rede pública estadual para os festejos. “Fui informado que toda a rede hospitalar está preparada, assim como os hemocentros, principalmente o de João Pessoa, que está com estoque garantido”, disse o governador em exercício.

Informou ainda que o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa estará funcionando, durante o período de Carnaval, com equipes extras. “A gente torce que o trabalho educativo, que vem sendo feito, evite as pessoas de procurar os hospitais. Apostamos no trabalho preventivo, mas se houver necessidade estaremos preparados para atender a população”.

Luciano Cartaxo deixou sua recomendação aos foliões paraibanos: “Que brinquem com alegria, mas com cuidado, principalmente respeitando as regras no trânsito. Infelizmente, no período carnavalesco, o que mais acontecem são acidentes no trânsito”. O governador em exercício embarcou neste sábado à tarde para Cajazeiras, onde participa dos festejos. No domingo à noite, está prevista a ida ao município do Conde e, na segunda-feira, a Patos.

O coronel Pedro Luiz destacou que os 1.120 homens estão a postos do Litoral ao sertão do Estado. “Onde tiver festividade momesca nós estamos fazendo a prevenção junto aos foliões”. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, os locais que merecem mais atenção, devido ao grande número de foliões concentrados, são as cidades do Litoral, incluindo João Pessoa, a região de Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Coremas.

“A gente precisa estar pronto para intervir em qualquer ocasião”, afirmou o comandante, que aproveitou para também dar algumas recomendações aos foliões. “Não se exceder na bebida alcoólica, buscar sempre observar as crianças, para que não se percam e não venham a sofrer acidentes neste período”.

O Corpo de Bombeiros colocou 70 viaturas, sendo 26 na Grande João Pessoa, em atividade para este Carnaval. O efetivo também trabalha com bóias, nadadeiras, flutuadores para resgates aquáticos. Todos os homens do Corpo de Bombeiros receberam um kit com uniforme e equipamentos. Na ocasião da reunião, o coronel Pedro Luiz entregou a Luciano Cartaxo uma cópia do plano de operação para o Estado.

Ainda durante a reunião, o governador em exercício conheceu o chamado ‘flupeti’ (um flutuador feito com garrafas peti – quatro em cada equipamento), feito pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba. O ‘flupeti’ é um equipamento usado no resgate de vítimas de afogamento e que agüenta aproximadamente 80 quilos.

Sony Lacerda, com fotos de Manodecarvalho da Secom-PB