João Pessoa
Feed de Notícias

Lúcia Braga fala de ações da FAC à ministra do Desenvolvimento Social

sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 18:20 - Fotos: 

A presidente da Fundação de Ação Comunitária da Paraíba (FAC), Lúcia Braga, participou de café da manhã promovido pela bancada parlamentar do Nordeste, na quinta-feira (19), com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Helena Carvalho Lopes.

Na oportunidade, a ministra discorreu sobre as políticas de assistência social que são desenvolvidas pelo Ministério, dando ênfase ao Programa do Leite, iniciativa de combate à fome em todo o País – sobretudo no tocante à desnutrição infantil, e que na Paraíba é gerenciado pela FAC. A ministra também falou de outra ação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é a Agricultura Familiar, uma das bases para a segurança alimentar de regiões com as peculiaridades do Nordeste.

Na Paraíba – Em aparte a todas essas explanações, a presidente Lúcia Braga destacou as ações do Programa do Leite na Paraíba, dizendo que cobre todos os 223 municípios do Estado, “produzindo excelentes resultados na qualidade de vida das camadas mais pobres da população, com sensível e positiva repercussão no IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano”. Ela ainda lembrou a importância do Programa para a própria economia do Estado, “posto que os recursos nele utilizados movimentam vários setores da chamada cadeia produtiva, geradora dos tributos que respondem por todas as políticas públicas de assistência social”.

Como inovação do Programa em todo o Estado, Lúcia Braga informou que a FAC está capacitando famílias beneficiárias do leite, através de cursos realizados em parcerias com a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), nas áreas de serigrafia, corte e costura, pintura em alvenaria e instalação hidro-sanitária. Acrescentou que após a capacitação profissional, os empréstimos do Micro-Crédito da FAC proporcionam aos beneficiários do Programa a gestão de negócios para os quais se capacitaram, o que significa inclusão social para as famílias que recebem ou pão e leite ou o fubá e leite dos governos federal e estadual, através da Fundação. No encontro, Lúcia Braga estava acompanhada de seu marido, o deputado federal Wilson Braga (PMDB).

 

Da Assessoria de Imprensa da FAC