João Pessoa
Feed de Notícias

Longa-metragem patrocinado pelo FIC é lançado nesta quarta em João Pessoa

terça-feira, 29 de maio de 2012 - 16:47 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

O longa-metragem “Onde Borges Tudo Vê”, do diretor paraibano Taciano Valério, será lançado nesta quarta-feira (30), às 20h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Aprovado em 2008, o longa recebeu um investimento de aproximadamente 48 mil reais do Governo do Estado, através do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC).

Desenvolvido inicialmente para se tornar um curta metragem, o filme foi realizado em duas etapas, transformando-se numa produção de longa duração. O processo de gravação foi iniciado em dezembro de 2010 e concluído em abril de 2011, contando com um corpo técnico formado por atores e profissionais paraibanos.

Onde Borges Tudo Vê – Baseado numa livre adaptação do conto homônimo publicado no livro “Fragmentos de um Olhar”, de autoria do diretor Taciano Valério, o longa metragem faz referência à história do poeta argentino Jorge Luis Borges, expoente da literatura latino-americana. No filme, Napoleão (Everaldo Pontes) é um cego dono de um hamster (Borges) e amante do legado do escritor argentino Jorge Luis Borges, do qual diz guardar uma obra escrita que ninguém no mundo possui.

“Foi a partir da obra do poeta argentino que se desenvolveu um enredo que ousamos definir como borgeano”, afirmou o diretor paraibano. A trama se desenvolve a partir do olhar do hamster Borges, que em suas andanças na atmosfera cotidiana, representada pela cidade de Campina Grande, evidencia as particularidades de cada personagem. Através da câmera contemplativa, o filme busca assegurar uma perspectiva que provoque no público reflexões existenciais, intimistas e surrealistas.

Ficha técnica

Taciano Valério (direção)

Amazile Vieira (produção executiva)

Luciano Mariz e Danielle Freire (direção de produção)

Breno César (direção de fotografia)

Allanclerystton Pequeno (direção de som)

 

Atores:

Everaldo Pontes (Napoleão)

Verônica Cavalcanti (Yara)

Fabiano Raposo (Romão)

Paulo Philippe (Vladimir)