João Pessoa
Feed de Notícias

Lojistas iniciam transferência para novo Centro de Artesanato

sábado, 4 de agosto de 2012 - 18:10 - Fotos:  Antônio David/Secom-PB

Foto: Antônio David/Secom-PB

Começou neste sábado (4) a transferência dos lojistas para o Centro de Artesanato de Tambaú, que vai ser inaugurado neste domingo (5), às 17h, pelo Governo do Estado, como parte da celebração dos 427 anos da capital paraibana, e que integra o pacote de obras anunciado pelo governador Ricardo Coutinho na quinta-feira (2), em solenidade no Teatro Santa Roza. Segundo a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), todo o fim de semana está dedicado aos preparativos finais para a aguardada inauguração.

O vice-presidente da PBTur, Antônio Alcântara, acompanhou os ajustes finais. “Conseguimos a liberação das chaves dos boxes para os lojistas mais cedo para que amanhã esteja tudo organizado. Isso é importante porque não queremos inaugurar somente o prédio, mas também as lojas, juntamente com os artesãos e seus produtos”, afirmou Alcântara. Nesse sentido, uma das lojas mais adiantadas era a de Antonio Pereira, que contava com a ajuda de familiares para a arrumação das peças de artesanato.

Foto: Antonio David/Secom-PB

Muitos dos 20 boxes que compõem o novo Centro de Artesanato de Tambaú estavam em fase de limpeza e montagem de móveis e, segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Artesãos do Mercado de Tambaú (ACMAT), Vauner Azevedo, a ansiedade dos lojistas era grande, já que eles aguardam essa transferência há mais de quatro anos, e finalmente foi apaziguada com a determinação do governador Ricardo Coutinho em levar a obra adiante desde que assumiu o Governo do Estado, em 2011.

Além do Centro de Artesanato de Tambaú, obra que teve investimento de R$ 630 mil, provenientes do Tesouro do Estado e da Caixa Econômica Federal, foi reformado o entorno do prédio da PBTur. Para a solenidade de inauguração, em frente ao prédio será montado um palco onde haverá apresentações culturais com participação do Grupo Maracaíba, de macaratu, Grupo Folclórico do Sesc e concertos da orquestra infantil do Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes) e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Foto: Antônio David/Secom-PB

Obra – O prédio é composto de 20 boxes e está localizado próximo aos principais pontos turísticos da orla de Tambaú, a exemplo da Feirinha e do Hotel Tambaú, do Mercado de Peixe e da Praça do Sol. Para amenizar os efeitos do calor, foi aplicada uma nova tecnologia com materiais importados na cobertura do prédio. O teto é de policarbonato azul. Foi importada uma cobertura térmica para manter a temperatura no local agradável.