João Pessoa
Feed de Notícias

Local de pesquisa vai funcionar no prédio do Cefor e pode ser acessado pelo endereço www.bvs.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 09:44 - Fotos: 
Estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes do Centro Formador de Recursos Humanos da Secretária de Estado da Saúde (Cefor-SES) e outros profissionais de saúde ganharam mais um serviço que vai enriquecer o aprendizado e auxiliar nas pesquisas e estudos na área de saúde.
 
Na manhã de ontem, foi inaugurada a segunda Estação da Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) do Estado, no prédio do Cefor, em João Pessoa. O serviço pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora pelo endereço eletrônico www.bvs.br, mas a base montada no Cefor para visitantes funciona das 8h às 21h.

A outra estação funciona no Núcleo de Ciência e Tecnologia em Saúde, no prédio da Secretaria de Estado da Saúde. A Estação BVS será um local que servirá de base para pesquisas bibliográficas e identificação de fontes de informação, de serviços e de documentos científicos. O objetivo é proporcionar acesso livre e gratuito à informação técnico-científica gerada pelas instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade aconteceu às 10h no auditório do Cefor e contou com as presenças da secretária-executiva de Saúde, Lourdinha Aragão, que representou o secretário de Estado da Saúde José Maria de França; da diretora do Cefor, Rita Pereira de Brito Alves; da representante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Verônica Abdala, da coordenadora da biblioteca, Socorro Maria Lopes e da representante da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde e coordenadora da Estação BVS da SES, Urânia Catão Trindade.

A secretária executiva de Saúde, Lourdinha Aragão afirmou que a inauguração da Biblioteca Virtual em Saúde representa mais uma passo do Governo do Estado para melhorar a formação acadêmica e profissional dos alunos que frequentam os cursos do Cefor. Ela destacou que outro fator importante é que além dos alunos, a Estação vai está aberta ao público em geral e principalmente aos profissionais interessados em atualizar seus conhecimentos na área de saúde.

A diretora do Cefor, Rita Pereira de Brito Alves afirmou que a inauguração da estação BVS é mais um sonho realizado.  Ela lembrou que há oito meses, quando assumiu a direção geral do órgão, vem trabalhando para melhorar a qualidade de ensino em todos os níveis. “Essa estação será mais uma ferramenta que vai auxiliar e enriquecer o aprendizado desses estudantes e isso para nós é muito gratificante”, afirmou.

Acesso gratuito – Para Verônica Abdala, representante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), a inauguração de mais uma Biblioteca Virtual em Saúde na Paraíba vem consolidar ainda mais as ações do Ministério da Saúde, que quer promover o acesso gratuito à informação.

Segundo Abdala, o objetivo da Organização Pan-Americana de Saúde é implantar estações em todas as instâncias do SUS, sejam nas secretarias estaduais e municipais de Saúde, escolas técnicas, centros formadores, hospitais e outras unidades de saúde. “Um profissional bem informado e atualizado com certeza vai desempenhar cada vez melhor a sua profissão e é esse um dos grandes objetivos dessas estações, ou seja, formar, qualificar e atualizar cidadãos.

Ela disse, ainda, que qualquer pessoa pode acessar a biblioteca virtual por meio do endereço eletrônico www.bvs.br. “Mas quando esse serviço é instalado em um local apropriado, como é o caso do Cefor e de outras unidades de saúde, com certeza os objetivos serão alcançados com maior rapidez”, concluiu.

Um pouco mais sobre a biblioteca – A estação BVS é uma iniciativa do Centro Formador de Recursos Humanos, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas). A BVS Brasil pretende reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde.

A Estação BVS permite o acesso gratuito a mais de 18 milhões de referências técnico-científicas, nacionais e internacionais com informações acadêmicas ou geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS-MS), por exemplo, o usuário pode pesquisar dicas, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações do MS. Além disso, a pessoa pode aprender sobre definições, siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do por meio do Projeto de Terminologia da Saúde.
 

Da Assessoria de Imprensa da SES