Fale Conosco

22 de outubro de 2015

Livro sobre Latim é lançado na Fundação Casa de José Américo



O livro “Lições de Latim”, do professor João Gomes da Costa, será lançado na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, na próxima segunda-feira (26), às 18h. Com prefácio do presidente da Fundação, Damião Ramos Cavalcanti, a obra será apresentada pelo professor e acadêmico José Loureiro Lopes. O livro tem o selo da Editora Sal da Terra.

Damião Cavalcanti destaca que o livro é animado como o autor, que dá vida à língua morta, trazendo expressões corriqueiras da antiga Roma para nosso quotidiano, distinguindo o masculino e o feminino do neutro; detalhando flexões do verbo e ensinando a construir orações na ‘língua mater’. “Enfim, faz a gente aprender Latim”, enfatiza Damião sobre o que denomina “Gramática Latina de João Gomes”. O livro contém aspectos de fonologia e morfologia.

Perfil – Natural de Guarabira, nascido no Sítio Lagoa da Pedra, João Gomes da Costa é padre, formado pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba; Filosofia, pela Universidade Católica de Pernambuco, e Direito, pela Universidade Federal da Paraíba. Exerceu as funções de ministério e magistério, como padre, professor, inspetor de ensino, diretor de colégios e diretor do Departamento de Ensino Supletivo da Paraíba. Hoje, padre casado, aposentado, dedica-se à família, às leituras, pesquisas e ao aprofundamento no estudo do latim.