João Pessoa
Feed de Notícias

Livro sobre Augusto dos Anjos será lançado na Fundação Casa de José Américo

quinta-feira, 20 de novembro de 2014 - 10:19 - Fotos: 

Mais um evento realizado nas comemorações do centenário de morte do poeta do “Eu”. O livro “O Evangelho da Podridão – Culpa e Melancolia em Augusto dos Anjos”, do professor Chico Viana, será lançado na próxima terça-feira (25), às 19h, na Fundação Casa de José Américo – Av. Cabo Branco, 3336, em João Pessoa. A apresentação será feita pelo cronista e acadêmico Gonzaga Rodrigues.

Com ilustração de capa assinada pelo artista plástico Flávio Tavares, o livro integra o projeto de parceria do Governo do Estado, editado pela Fundação Casa de José Américo com impressão da A União Editora. A obra é fruto dos estudos de doutorado em Ciência da Literatura, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal da Paraíba.

“Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida têm em comum o pioneirismo com que transplantaram para poemas e romances aspectos da realidade nordestina. Ambos, cada qual a seu modo, inovaram esteticamente a nossa literatura. Publicar o livro com o respaldo da fundação que leva seu nome não deixa de ser uma forma de sublinhar este vínculo”, observou Chico Viana.

O presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, ressaltou que uma das finalidades da Fundação Casa de José Américo é editar livros que propaguem a obra do escritor José Américo de Almeida, além de livros de paraibanos ilustres como Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, Ariano Suassuna e outros, como também textos e ensaios críticos sobre esses renomados autores paraibanos. Ainda, nesse sentido, novos valores que se distinguirem na arte literária.

O autor – Paraibano de Campina Grande, Chico Viana (Francisco José Gomes Correia) graduou-se em Letras pela UFPB, obteve o título de mestre e de doutorado em Teoria Literária pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor aposentado da UFPB, onde orientou cerca de 40 trabalhos acadêmicos (entre monografias, dissertações e teses).

Iniciou sua vida literária em 1977 com o livro De mãos atadas. Em seguida, publicou mais três livros de crônicas e a coletânea de ensaios A Sombra e Quimera, sobre a poesia de Augusto dos Anjos.