Fale Conosco

20 de novembro de 2014

Livro sobre Augusto dos Anjos será lançado na Fundação Casa de José Américo



fcja lancamento de livro de chico viana sobre augusto dos anjos 2 270x202 - Livro sobre Augusto dos Anjos será lançado na Fundação Casa de José AméricoMais um evento realizado nas comemorações do centenário de morte do poeta do “Eu”. O livro “O Evangelho da Podridão – Culpa e Melancolia em Augusto dos Anjos”, do professor Chico Viana, será lançado na próxima terça-feira (25), às 19h, na Fundação Casa de José Américo – Av. Cabo Branco, 3336, em João Pessoa. A apresentação será feita pelo cronista e acadêmico Gonzaga Rodrigues.

Com ilustração de capa assinada pelo artista plástico Flávio Tavares, o livro integra o projeto de parceria do Governo do Estado, editado pela Fundação Casa de José Américo com impressão da A União Editora. A obra é fruto dos estudos de doutorado em Ciência da Literatura, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal da Paraíba.

“Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida têm em comum o pioneirismo com que transplantaram para poemas e romances aspectos da realidade nordestina. Ambos, cada qual a seu modo, inovaram esteticamente a nossa literatura. Publicar o livro com o respaldo da fundação que leva seu nome não deixa de ser uma forma de sublinhar este vínculo”, observou Chico Viana.

O presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, ressaltou que uma das finalidades da Fundação Casa de José Américo é editar livros que propaguem a obra do escritor José Américo de Almeida, além de livros de paraibanos ilustres como Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, Ariano Suassuna e outros, como também textos e ensaios críticos sobre esses renomados autores paraibanos. Ainda, nesse sentido, novos valores que se distinguirem na arte literária.

O autor – Paraibano de Campina Grande, Chico Viana (Francisco José Gomes Correia) graduou-se em Letras pela UFPB, obteve o título de mestre e de doutorado em Teoria Literária pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor aposentado da UFPB, onde orientou cerca de 40 trabalhos acadêmicos (entre monografias, dissertações e teses).

Iniciou sua vida literária em 1977 com o livro De mãos atadas. Em seguida, publicou mais três livros de crônicas e a coletânea de ensaios A Sombra e Quimera, sobre a poesia de Augusto dos Anjos.