Fale Conosco

5 de outubro de 2017

Livro “Gestão do SUS na Paraíba” será lançado na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde



O livro “Gestão do SUS na Paraíba” será lançado no dia 10 de outubro, no Teatro Paulo Pontes. Escrito por profissionais envolvidos na gestão do SUS no Estado, o livro fala sobre a experiência do Curso de Qualificação de Gestores na Paraíba, e busca produzir conhecimento a partir da experiência prática. O lançamento será durante a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Cultural, na capital, onde serão analisadas as prioridades que constam no documento orientador da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, para assim elaborar propostas de fortalecimento dos programas e ações de vigilância nos municípios.

Publicado pela Editora FioCruz, o livro fala sobre a utilização de estratégias de educação e de apoio institucional para a qualificação da gestão do SUS na Paraíba. A publicação foi organizada em quatro partes: Gestão do SUS na Paraíba; Redes de Atenção à Saúde; Qualificação dos Gestores do SUS e Apoio Institucional – Relatos de experiências de tutores, gestores e estudantes.

“Os quase 50 autores foram definidos com base no interesse e no real envolvimento com o processo das respectivas temáticas na gestão do SUS no nosso estado”, disse um dos organizadores do livro, o colaborador do Centro de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) e Doutor em Educação pelo PPGE/UFPB, Volmir Brutscher.

Volmir explicou que o processo de confecção do livro foi longo, por envolver tantos profissionais de saúde. Entre os autores do livro estão a secretária de estado da Saúde, Claudia Veras; a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira, e os ex-secretários de Saúde da Paraíba, Roberta Abath e Waldson de Souza. “Foi um processo demorado e delicado, escrito a várias mãos, com muito vai e volta, mas, ao mesmo tempo, bastante satisfatório ao ver o produto se materializando, inclusive escrevendo capítulos inéditos da história do SUS no estado que ainda não se encontravam sistematizados”, explicou Volmir.

A publicação é voltada para trabalhadores e gestores do SUS, além de estudantes da área da saúde em geral. “A publicação do livro é de suma importância pelo registro histórico que ele traz da implementação do SUS na Paraíba, bem como a iniciativa de vincular o Curso de Qualificação de Gestores com o Apoio Institucional ao processo de trabalho, fazendo o estudo a partir da realidade da gestão, levando problemas reais e trazendo reflexões e possíveis soluções para o curso. Seu lançamento representa um momento significativo de socialização e celebração”, disse o colaborador do Cefor-PB.