Fale Conosco

21 de junho de 2013

Litoral paraibano possui 52 praias próprias ao banho no final de semana



Das 56 praias do litoral paraibano monitoradas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), 52 estão classificadas como próprias para o banho, variando entre as categorias: excelente, muito boa e satisfatória, de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira (21). No município de Pitimbu, devem ser evitadas as praias do Maceió, da Guarita e de Acaú/Pontinha. Em Cabedelo, a Praia do Jacaré se mantém classificada como imprópria.

Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba. No município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda das desembocaduras do Riacho do Arame, do Riacho do Engenho Velho e toda a extensão da Praia da Guarita. Em João Pessoa, todas as praias estão classificadas como próprias à balneabilidade.

A Sudema também recomenda aos banhistas que, mesmo em áreas classificadas como própria para o banho, sejam evitados os trechos de praia localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

O monitoramento é realizado semanalmente pela equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é feita mensalmente.