João Pessoa
Feed de Notícias

Lígia ressalta investimentos em educação no encontro com ex-alunos do Colégio Estadual da Prata

sábado, 25 de junho de 2016 - 19:58 - Fotos: 

A vice-governadora Lígia Feliciano participou, neste sábado (25), do II Encontro dos Ex-alunos do Colégio Estadual da Prata, “O Gigantão”, em Campina Grande. Na abertura do evento, Lígia destacou que a escola, ao longo dos 63 anos de funcionamento, desempenha um papel importante na formação dos alunos para o mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes, preparação para chegar à universidade e no exercício da cidadania.

Nesta perspectiva, Lígia Feliciano ressaltou que o Governo do Estado investe na educação com a construção e ampliação de escolas, laboratórios, qualificação dos professores e melhorias salariais. Ela citou ainda o prêmio “Escola de Valor”, que bonifica as escolas que apresentam melhoras nos índices de qualidade de ensino e oferece 14º salário a todos os funcionários. “Já o prêmio ‘Mestres da Educação’ possibilita que professores com projetos inovadores também sejam beneficiados com salários extras, o que proporciona aos docentes até o 15º salário”, acentuou.

Em Campina Grande, a vice-governadora destacou a construção pelo Governo do Centro de Formação de Professores e reforma e ampliação de 14 escolas. A Escola Estadual da Prata teve os espaços reformados e ampliados, onde foram investidos R$ 3,3 milhões, beneficiando a cerca de 1.300 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Regular e Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), além de ofertar cursos profissionalizantes de Administração, Secretariado e Gestão e Comércio.

A escola funciona nos turnos diurno e noturno e dispõe de refeitório (com capacidade para aproximadamente mil estudantes), salas de departamento (Matemática, Ciências Humanas, Linguagem, Química, Física, Biologia e Cursos Profissionalizantes), auditório (com capacidade para aproximadamente 800 pessoas) e laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Informática e Línguas.

“O Governo do Estado investe pesado na educação por ser esta a base de tudo, transforma vidas e garante o futuro da nação”, afirmou Lígia Feliciano, que foi homenageada pela coordenação do encontro. Também foram homenageados os ex-alunos o atual deputado Damião Feliciano, o ex-deputado Evaldo Gonçalves e Elizabeth Marinheiro, estes dois últimos também foram professores da escola.

O advogado Carlos Belo Temóteo, da comissão organizadora, disse que o objetivo do encontro foi alcançado pelo segundo ano, pois congregou os ex-alunos e preservou a instituição de ensino, pautada em histórias de sucesso dos estudantes.  “Este encontro ajudou a preservar e tornar viva a história e a memória de uma instituição que marcou e marca a educação paraibana, especialmente de Campina Grande”, destacou Timóteo.

A programação constou ainda de apresentações culturais, mesa redonda, debates, vídeos, publicação do Jornal O Gigantão: História e Memória 2ª Edição, da Camiseta do II Encontro e do CD Fotos do I Encontro, Atividade Cultural. Por fim, um almoço dançante de confraternização e abraço ao Colégio.