João Pessoa
Feed de Notícias

Lígia participa da abertura dos Jogos Escolares da Juventude 2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 10:27 - Fotos:  Walter Rafael

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 aconteceu, na noite dessa terça-feira (20), no ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O medalhista de bronze em Atenas 2004, no judô, Flávio Canto foi o mestre de cerimônia da festa, que começou com o grupo folclórico Sesc Paraíba apresentando um pouco da cultura local. O evento segue até o próximo dia 29.

Na ocasião, a vice-governadora Ligia Feliciano deu as boas vindas aos mais de 3.800 alunos-atletas de 12 a 14 anos que participam das disputas. “A Paraíba recebe com orgulho todos os representantes dos Estados e a delegação da Argentina. Que todos sejam bem-vindos. Um evento como este integra os jovens por meio do esporte, que é um instrumento que transforma. Através dele, aprendemos a ter coragem, determinação, persistência e a desenvolver o espírito de equipe. Que Deus abençoe este evento”, ressaltou.

No ginásio da UFPB, também aconteceu o tradicional desfile dos atletas. Por ordem alfabética, os jovens dos 26 estados participantes, além do Distrito Federal e da delegação convidada da Argentina, entraram no ginásio. Por último, as delegações anfitriãs da Paraíba e de João Pessoa também desfilaram.

Ainda como parte da solenidade o Hino Nacional foi apresentado pela cantora Amanda Lyra, que disputará os Jogos Escolares da Juventude no handebol. Como faz parte dos Jogos também houve o momento dos juramentos, a atleta de judô da delegação da Paraíba, Layla de Carvalho Belarmino, do Colégio Autêntico da Cidade de Campina Grande, fez o juramento do atleta. Já a árbitra de basquete, Elisangela Nunes da Silva, teve a honra de fazer o juramento dos árbitros.

Assim como no Rio 2016, quem acendeu a pira foi o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Antes do acendimento houve revezamento da tocha dos Jogos Escolares da Juventude, iniciado pela judoca Sarah que passou a tocha para Zé Marco, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 no vôlei de praia, depois foi a vez de Angélica Kvieczynski, dona de seis medalhas em Jogos Pan-americanos; Daniel Paiola, duas vezes medalhista em Pan-americanos; Laís Nunes, prata nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014; e Matheus Santana, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014.

No encerramento da solenidade, o ministro do Esporte Leonardo Picciani declarou a abertura oficial dos Jogos Escolares 2016. “Esse evento acontece em um momento especial para o esporte brasileiro. Realizamos com o sucesso os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e agora chegou a hora de vocês jovens atletas”, declarou Picciani.