João Pessoa
Feed de Notícias

Liga pela Paz promove seminários de sensibilização com a gestão escolar e famílias

terça-feira, 3 de março de 2015 - 18:56 - Fotos: 

Cerca de 320 gestores escolares e gerentes regionais de Educação participaram nesta terça-feira (03) no auditório da Reitoria da UFPB, do “Encontro de Sensibilização com a Gestão Escolar: Educação emocional e social para família e comunidade”. A ação é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF), com o objetivo de construir a cultura de paz nas escolas, envolvendo a escola, as famílias e a comunidade.

O secretário de Estado de Estado da Educação, Aléssio Trindade, reconheceu a importância de tratar as emoções dos alunos, considerando que os valores internos de cada um pode levá-los a fazer escolhas certas ou erradas. Aléssio enalteceu o trabalho do Liga pela Paz e dos professores que enfrentam estas questões diariamente.

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, deu as boas vindas a todos e todas e falou sobre a chegada da teoria da Inteligência Múltipla ao curso de Pedagogia nas universidades. “Eu não imaginava o desdobramento que esta teoria poderia ter. Fico satisfeita em ver a prática da inteligência emocional no nosso Estado”, ressaltou.

O evento, fruto de parceria da SEE com a Organização Inteligência Relacional Liga pela Paz, contou com a participação de gestores escolares e gerentes regionais de Educação de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), das igrejas católica e evangélica, dos conselhos tutelares, do Conselho Estadual de Educação e de técnicos das referidas GREs.

As 649 escolas de 187 municípios das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado, que participam do projeto terão acesso ao DVD “Emoções na Família – Construção da Paz”, realizado pela Inteligência Relacional, que trata de temas como a importância da família, a origem da violência, o valor das emoções, autoestima, entre várias questões que podem refletir no desenvolvimento das crianças.  A partir do encontro entre a pedagogia e várias teorias científicas ligadas à condição humana e ao funcionamento das famílias, o DVD será utilizado como um guia de reflexões, que ajudará a comunidade a promover a harmonia no ambiente familiar.

O Seminário acontecerá também em outros pólos, conforme o calendário seguinte:

Pólo Campina Grande

Data: 04/03/15

Horário: 8h – 12h

Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)

Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande

 

Pólo Patos

Data: 05/03/15

Horário: 8h – 12h

Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação

Endereço: Rua Paulo Leite– sn/ Patos

 

Pólo Sousa

Data: 06/03/15

Horário: 8h – 12h

Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores

Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa

Resultados positivos- A parceria do Estado com a Organização Inteligência Relacional se intensificou pelos resultados alcançados em 2014. Os números são claros e atestam a redução de 33,5% de comportamentos problemáticos e aumento de 29,4% nos comportamentos socialmente habilidosos. Isso demonstra que houve uma redução significativa dos comportamentos inadequados que prejudicam a convivência, tais como violência, agressividade destrutiva, ansiedade e tristeza excessivas.

Além disso, os alunos paraibanos estão aptos a lidar melhor com suas emoções, apresentam maior interesse acadêmico, redução na distração e no retraimento social, podendo conviver mais pacificamente consigo mesmos e com os outros. No final do ano letivo de 2014, os gestores escolares relataram que os pais notaram seus filhos mais calmos, tolerantes, respeitosos e com maior interesse em aprender.

Liga pela Paz - Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa “Primeiros Saberes da Infância”, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.