João Pessoa
Feed de Notícias

Liga pela Paz faz avaliação positiva do trabalho realizado nas escolas estaduais  

terça-feira, 23 de dezembro de 2014 - 18:30 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) promoveu nesta terça-feira (23) a avaliação do Projeto Liga pela Paz em 2014. Os resultados obtidos já no primeiro ano revelaram a eficácia da intervenção em curto prazo. Os professores da rede estadual avaliaram o comportamento de seus alunos antes e depois da implantação do programa por meio de questionários que foram aplicados para 2.307 crianças.

O encontro para avaliação do projeto foi realizado para 70 participantes entre coordenadores do Programa Primeiros Saberes da Infância (PPSI) das 14 Gerências Regionais de Ensino (GRE), equipe pedagógica da SEE, orientadores de estudo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), equipe gestora da SEE e Inteligência Relacional.

Com o objetivo de avaliar o trabalho realizado no primeiro ano de implantação da metodologia do programa no Estado, o professor João Roberto Araújo proferiu uma palestra com o tema “Educação Emocional e Social na Paraíba: os avanços e desafios de um processo regular e permanente”. O evento também contou com apresentações culturais dos alunos da Escola Francisco Campos e da Escola Estadual Dom Carlos Coelho da Comunidade Timbó, no Bairro dos Bancários.

Os dados revelam que as habilidades emocionais e sociais, entre habilidades de relacionamento, assertivas, acadêmicas e de autocontrole, aumentaram em média 20% e os problemas de comportamento, como agressividade destrutiva, desinteresse acadêmico, hiperatividade, retraimento social, queixas somáticas, tristeza e depressão e ansiedade excessiva diminuíram em média 32%. Ainda de acordo com os dados, os alunos estão mais focados, calmos e participativos e interagem com amigos e adultos de forma mais alegre, comunicativa e respeitosa.

A professora Antonieta Nóbrega, representando a secretária Márcia Lucena, falou do empenho da secretária que teve a ousadia de acreditar no projeto e levá-lo para a rede. Ela agradeceu o empenho das escolas, destacando os projetos que têm sido desenvolvidos. A diretora da Escola Francisco Campos, onde ocorreu o evento, também agradeceu o apoio da Secretaria da Educação à escola.

Liga pela Paz– É uma metodologia, que já faz parte do Plano Estadual de Educação da Paraíba, desenvolvida por meio da inteligência relacional que trabalha com educação emocional e social através do conteúdo da Cultura de Paz para educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O alvo são as escolas que enfrentam problemas de violência, buscando solucionar problemas de convivência e auxiliando a melhorar os indicadores de aprendizagem.

Por meio do projeto estão sendo beneficiados neste ano 72.342 alunos e 3.082 educadores da rede estadual de ensino, com a metodologia Liga Pela Paz, ao todo, estão envolvidas mais de 500 escolas de 198 municípios paraibanos das 14 Gerenciais Regionais de Educação do Estado.