João Pessoa
Feed de Notícias

Licença ambiental fornecida a garimpeiros é marco histórico

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 19:02 - Fotos: 
Pela primeira vez na história da Paraíba, uma cooperativa de garimpeiros recebeu a Licença de Operação para Pesquisa Mineral (LOP), na tarde da terça-feira (2), no município de Várzea, onde cerca de 100 trabalhadores da jazida de quartzito da Serra do Poção constataram um marco na mineração paraibana.

Na solenidade, que ocorreu na zona rural, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) foi a responsável pela emissão do documento, que ajuda os pequenos mineradores das regiões do Seridó e Curimataú na legalização de suas empreitadas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana (Promin).

A diretora técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola, assinou a licença na presença dos beneficiados e, em seguida, a entregou ao presidente da Cooperativa, Carlos Henrique Lopes, ocasião em que destacou a importância do documento.

“Tudo isso é resultado de inúmeros esforços conjuntos de todas as instituições que compõem o Promin, no sentido de ser o início de um novo horizonte para cerca de 600 garimpeiros que trabalharam informalmente até hoje na principal atividade econômica do município de Várzea.
Para o meio ambiente, é o início da reversão de uma paisagem de degradação, que ocorrerá sob a responsabilidade desses trabalhadores, somando-se aí as ações que desenvolvidas pelo programa, especialmente o extensionismo mineral. É o crédito de confiança que deve ser dado aos garimpeiros que sobrevivem da atividade nesta área do licenciamento”, destacou Ana Lúcia.

Presentes ao evento, representantes da Secretaria Executiva da Indústria e Comércio; prefeitura de Várzea; Sebrae; Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); Companhia de Desenvolvimento Mineral da Paraíba (CDRM); e Fundação Parque Tecnológico de Campina Grande (PqTCG).

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema