João Pessoa
Feed de Notícias

Liberadas visitações ao Jardim Botânico nos finais de semana

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 10:29 - Fotos: 

A partir deste sábado (19) será permitido o passeio pelo Jardim Botânico Benjamim Maranhão, tanto a visitação ao local como a realização das trilhas. O local estará aberto ao público das 8h às 17h. O lazer contemplativo faz bem à saúde e à ecologia, pois estimula a consciência da preservação ambiental.  A área verde tem extensão de 511 ha, dos quais, 380 ha compõem o Jardim Botânico. O Rio Jaguaribe corta a unidade de conservação, desde a nascente, no Bairro do Cristo Redentor, até as margens da Av. Dom Pedro II.

A instalação da segurança 24 horas, com a permanência de dois guardas florestais na portaria, com controle de entrada são medidas tomadas pelo diretor, José Targino Segundo Neto, para dotar o Jardim Botânico de condições para atrair visitantes e pesquisadores. O acesso é gratuito. O passeio em trilhas pode ser feito até às 15 horas, para aproveitar a luz do dia e deve ser programado com antecedência.
 
“Quando foi inaugurado, em 2002, ele chegou a receber 8 mil visitantes. Esse é um espaço de lazer contemplativo e o pessoense teria uma perda muito grande se não for bem conservado”, comenta o diretor, cujo projeto de revitalização do Jardim Botânico prevê reparos na cerca do entorno da mata, instalação de um cinema no espaço do auditório (com 100 lugares), recuperação do centro de visitantes (que possui animais empalhados, fotos, pedações de madeira, etc), instalação de orquidário e de cactário, bem como de anfiteatro e de jardim sensorial (para portadores de deficiência visual).

Agendamento para percorrer as trilhas

Segundo o diretor, a área pode receber simultaneamente vários grupos, chegando até 300 pessoas com conforto. Ele enfatiza a nova situação de segurança, pois isso dá mais tranquilidade aos visitantes. Para percorrer as trilhas, basta que os grupos façam o agendamento pelo telefone 3218-7880.

Existem sete trilhas cujos percursos visam atender os diferentes perfis de visitantes, como escolas, turistas e os próprios moradores da cidade, sendo que um deles está sendo desenvolvido especificamente para cadeirantes e levam em consideração a faixa etária: idosos – passeio com tempo médio de 30 minutos, em locais mais planos; adolescente – caminhada de 1h, seguida de palestra no auditório (abordando as questões ambientais, a diversidade dos biomas da Paraíba, a importância do reflorestamento e da reciclagem, o aquecimento global e seus efeitos) e crianças – com trilha de 20 minutos.

No jardim botânico existe o inventário das plantas, que são resquícios da Mata Atlântica. O passeio permite também conhecer o Rio Jaguaribe e avistar alguns animais comuns como pássaros, preguiça e saguim. Para não ter problemas com insetos, o visitante deve usar tênis, calça jeans e repelentes. É bom levar água e usar boné. Pela manhã é mais agradável, porque o sol é menos forte e as flores estão mais abertas.

Naná Garcez, da Secom-PB