João Pessoa
Feed de Notícias

Liberada a segunda parcela do Programa de Incentivo à Pós-Graduação

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 10:15 - Fotos: 

O Programa é considerado uma experiência pioneira no Nordeste pela natureza do financiamento (recursos oriundos da própria Instituição), pelos valores investidos (R$1 milhão) e devido ao volume liberado por projeto (até R$ 15.000).  A primeira parcela, que corresponde a aproximadamente 50% do valor aprovado, foi liberada no começo deste ano.

Como resultado do PROPESQ, vários trabalhos científicos foram apresentados no mês passado, durante o Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa e o 16º Encontro de Iniciação Científica da UEPB. Outros estão em preparação para eventos nacionais e internacionais, já agendados para 2010. Contudo, como explicou a coordenadora de Pesquisa da PRPGP, professora Edja Costa, este não é o principal impacto do Programa. "O aumento da produção científica de nossos professores é mais do que desejado, entretanto, a preocupação central é a contribuição do programa para que seja edificada uma cultura de pesquisa, desde a graduação", explica.

Além de oferecer incentivo financeiro para o desenvolvimento de pesquisas e estimular a realização de estudos multidisciplinares em áreas estratégicas capazes de contribuir para o desenvolvimento do Estado, o PROPESQ, segundo a professora Edja, "capacita o nosso professor para captar recursos externos junto às principais agências de fomento do País."

Ascom/UEPB