João Pessoa
Feed de Notícias

Levantamento aponta que maioria dos visitantes considerou excelente a 24ª edição do Salão do Artesanato

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 16:21 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) apontou que, em geral, 69,8% dos visitantes da 24ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba consideraram o evento excelente. O levantamento, apresentado no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em João Pessoa, avaliou ainda itens como qualidade no atendimento, preços cobrados e horário de visitação. A 24ª edição do Salão do Artesanato ocorreu em Campina Grande, de 17 de junho a 3 de julho.

Outro destaque da pesquisa, realizada por uma empresa júnior ligada à Universidade Federal de Campina Grande, foi a qualidade dos produtos vendidos. Nesse quesito, 67,6% dos visitantes consideraram excelente. A qualidade do atendimento foi considerada excelente por 60,4% dos entrevistados. Já o item preços cobrados ganhou a classificação bom por 42,1% do público visitante.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lindolfo Pires, destacou a importância da pesquisa para se avançar na realização do Salão, evento que se consolida a cada edição. “Esse levantamento é uma grande orientação para que possamos cada vez mais aperfeiçoar um evento de grande importância tanto para a economia quanto para o turismo, que é o Salão do Artesanato da Paraíba”, disse.

Lindolfo Pires destacou o grau de satisfação dos visitantes e expositores com a realização do evento. “Mais de 90% estão nos que se consideram satisfeitos e muito satisfeitos. Isso é uma prova de que o trabalho realizado pelo Governo do Estado a favor dessa atividade econômica tão importante tem sido aprovado pela sociedade paraibana como um todo”, afirmou.

Para a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, além de servir de orientação para melhorias na realização do evento, a pesquisa vem mostrar a importância do artesanato para a economia paraibana. “Com esses dados, não há dúvidas de que a realização do Salão do Artesanato é viável em todos os sentidos: promovendo os nossos artesãos e incrementando a nossa economia”, acrescentou. “Com esse estudo, ganhamos mais condições de melhorar a realização de um evento que cada vez mais se consolida”, prosseguiu.

A pesquisa apontou ainda que 61,3% do público visitante é formado por mulheres e que 66,1% tem nível superior. Ainda de acordo com o levantamento, 58,6% dos entrevistados são paraibanos. “A pesquisa mostrou ainda a importância da participação de estados como Pernambuco, Bahia e São Paulo”, completou a gestora do PAP.

Perfil do expositor – O levantamento identificou a presença majoritária das mulheres no evento, com 72,2%. Ainda de acordo com os dados, 80,8% dos artesãos da 24ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba têm 2º grau. Metade dos expositores (50%) é casado.

A pesquisa apontou ainda que 51,3% dos artesãos que participaram do evento em Campina Grande vivem exclusivamente do artesanato. “Esse número, por exemplo, faz com que percebamos que os investimentos do Governo do Estado na realização do evento são muito importantes, na medida em que incrementa a renda dessas pessoas, além de outros benefícios”, pontuou Lu Maia.

Os expositores entrevistados têm muita experiência com o Salão do Artesanato, 61% deles já participaram até a 10ª edição. O contato com a organização do evento foi tido como fácil por 72,2% dos artesãos entrevistados.

 Já 65,2% avaliaram como rápida a resposta da organização na resolução de problemas. O acompanhamento da organização foi considerado adequado por 92,2%, enquanto que o apoio técnico foi suficiente para 93%.