João Pessoa
Feed de Notícias

Leonardo Gadelha visita obras do Centro de Convenções na Capital

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 14:45 - Fotos: 
O secretário de Infraestrutura do Estado da Paraíba, Leonardo Gadelha, visitou na manhã desta quinta-feira as obras do Centro de Convenções de João Pessoa, na PB-008. Acompanhado do superintendente, Tarcísio Amaral, o secretário verificou o estágio atual da obra, que segue dentro do cronograma estabelecido.

“O ritmo das obras é frenético. Há caminhões e máquinas trabalhando o dia e noite”, comentou o secretário. O total de areia movimentado até agora já ultrapassa os 130.000m³, equivalente a quase 9.000 caminhões, que trabalham até às 22h de segunda a sábado. “A obra deverá ser finalizada no final de 2011”, revela Leonardo.

Apesar de o prazo para conclusão total do projeto ser dezembro de 2011, o espaço para feiras e toda a parte viária e de estacionamento do complexo será entregue ainda no primeiro semestre de 2010. “No mês de junho estará sendo entregue à população o espaço destinado à realização das feiras”, adiantou Leonardo.

Com uma área de quase 20.000m², o espaço fica localizado no centro do complexo e entrará em funcionamento assim que for terminado. “Por se tratar de um projeto modular, a obra tem essa característica, poderá ser utilizada à medida que os módulos ficaram prontos”, explica o secretário.

De acordo com Tarcísio Amaral, as fundações do espaço para feiras “estarão prontas na primeira quinzena de março. A partir daí, terá início a construção da estrutura e, paralelo a isso, estão sendo finalizadas as vias de acesso e o estacionamento do complexo”. A construtora responsável pela obra também está construindo uma via provisória de acesso para as máquinas. “Esse acesso nos permitirá seguir o mesmo ritmo de trabalho durante o período de chuvas”.

Além do espaço para feiras, o Centro de Convenções contará com um teatro, um espaço para congressos e uma torre com mirante e um restaurante panorâmico. “A torre terá 68m de altura, o equivalente a um prédio de cerca de 20 andares”. O projeto arquitetônico contempla, ainda, um relógio de sol “e um grande espelho d’água localizado logo abaixo da torre que abriga o mirante”, relata Leonardo.

Emprego e renda – Ainda na fase de construção o Centro de Convenções já está gerando dezenas de empregos diretos e indiretos e com uma particularidade: “Buscamos, ao máximo, utilizar mão-de-obra local, recorrendo aos profissionais de outras áreas como última opção”, revela Tarcísio Amaral. Segundo ele, até mesmo as empresas parceiras que participam da execução da obras são paraibanas. “É uma forma de movimentar ainda mais a economia da região”, salienta Amaral.

Para Gadelha, o Centro de Convenções de João Pessoa vai “inaugurar a fase profissional do turismo na Paraíba. Teremos, em pouco tempo, o mais moderno centro de convenções do país, com capacidade de atrair eventos nacionais e internacionais”. Com o aumento do fluxo de turistas, crescerão também os investimentos na região. “Serão novos hotéis, restaurantes, serviços voltados ao turismo que se instalarão em João Pessoa, gerando emprego e renda e desenvolvimento para o estado”, finaliza.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura