João Pessoa
Feed de Notícias

Lei seca aplica mais de 300 testes em Campina Grande e Pedras de Fogo

segunda-feira, 5 de maio de 2014 - 11:16 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Quarenta e três motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e dois foram presos, durante ações realizadas pela Operação Lei Seca, no último final de semana, nas cidades de Campina Grande e Pedras de Fogo. No total, foram aplicados 321 testes do bafômetro.

Em Campina Grande, a barreira policial foi montada na noite do sábado (3) na Rua Benjamin Constant, perto da Estação Velha. Durante a fiscalização, foram flagrados 25 motoristas sob efeito do álcool, mas nenhum foi preso. Os agentes de trânsito também recolheram quatro veículos com o licenciamento em atraso. No domingo (4), a equipe se deslocou até a cidade de Pedras de Fogo, registrando 18 flagrantes por embriaguez ao volante e duas prisões.

Na primeira semana do mês de maio, a Operação Lei Seca aplicou 392 testes do bafômetro, flagrou 45 motoristas sob efeito do álcool e prendeu dois.

Só este ano, a Operação Lei Seca aplicou 25.922 testes do bafômetro que resultaram em 1.416 flagrantes e 93 prisões. Desde que foi criada, em setembro de 2012, a Operação Lei Seca aplicou 65.226 testes do bafômetro, flagrou 4.560 motoristas por embriaguez ao volante e prendeu 488.

Desde o mês de julho do ano passado, quando foram contratados 60 agentes de trânsito por meio do primeiro concurso público da história do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Operação Lei Seca passou a ter ações diárias.

Prorrogação do licenciamento 2014 e desconto IPVA – Durante as fiscalizações, os agentes de trânsito também verificaram a documentação de veículos e condutores. Um dos objetivos é tirar de circulação veículos com o licenciamento em atraso, considerando que já está vencido o licenciamento 2014 para veículos com placas finais 1 e 2.

No dia 30 de abril, deveria ter sido encerrado o prazo para o licenciamento 2014 dos veículos com placas finais 3 e 4 e o prazo para o desconto de 10% no valor do IPVA dos veículos com placas final 6, ou para o parcelamento do imposto desta frota em três meses, mas o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Receita e do Departamento Estadual de Trânsito, prorrogou os dois prazos para sexta-feira, 9 de maio. Os veículos com placa final 6 devem ser licenciados até 30 de junho.