Fale Conosco

30 de março de 2013

Lei Seca flagra 20 e prende três durante a madrugada em João Pessoa



A Operação Lei Seca flagrou 20 motoristas embriagados e dois foram parar na delegacia, na madrugada deste sábado (30). A ação, que integrou  as equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran),  aconteceu das 22h30 da sexta-feira (29) até as 4h deste sábado (30).

Desta vez, foram montadas três barreiras policiais, simultaneamente, nas avenidas Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), Argemiro Figueiredo (Bessa) e Hilton Souto Maior (que liga a praia da Penha ao bairro de Mangabeira).

Ao todo, foram abordados 361 veículos, realizados 291 testes do bafômetro e aplicadas 83 notificações. A operação também apreendeu 19 veículos irregulares e 22 carteiras nacionais de habilitação.

Só este ano, a Operação Lei Seca flagrou 430 motoristas embriagados e 101 foram encaminhados à delegacia. De janeiro a dezembro de 2012, o número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito do álcool chegou a 1.548. Desde setembro do ano passado, quando a Operação Lei Seca integrou as ações do Detran e BPTran, já foram flagrados 1.056 motoristas dirigindo sob efeito do álcool. De janeiro até agora, a Operação Lei Seca já aplicou 5.786 testes do bafômetro.

Licenciamento anual – As fiscalizações no trânsito também estão tentando identificar quase 300 mil veículos com licenciamento em atraso. A inadimplência é referente a exercícios até 2012, considerando que, de acordo com o calendário 2013, os veículos com placas finais 1 e 2 podem ser licenciados até o dia 5 de abril, em virtude de  uma prorrogação do prazo que venceria em 28 de março.

Também foi adiado para 5 de abril o prazo para que os proprietários dos veículos com placa final 5 paguem o IPVA , em cota única com desconto de 10%, ou optem pelo parcelamento do imposto em 3 meses.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, revelou que a intensificação da Operação Lei Seca durante o feriadão faz parte do plano operacional de Segurança Pública elaborado e  executado pelo Governo do Estado para a Semana Santa.