João Pessoa
Feed de Notícias

‘Lei Seca’ flagra 12 e prende quatro durante a Romaria da Penha

domingo, 24 de novembro de 2013 - 09:33 - Fotos:  Secom-PB/ Roberto Guedes

Todo o efetivo da Operação Lei Seca está  trabalhando, neste fim de semana, em virtude da Romaria de Nossa Senhora da Penha, dentro do Plano Operacional elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social para a procissão. Na noite deste sábado (23), durante todo o percurso da Romaria, foram montados vários pontos de fiscalização.

As equipes da Operação Lei Seca, formadas por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) abordaram 115 veículos e aplicaram 132 testes de bafômetros em dois pontos instalados na Praça da Paz, no Conjunto dos Bancários, e no acesso à Praia da Penha. Foram flagrados 12 motoristas dirigindo embriagados e quatro foram presos. Já na Avenida Hilton Souto Maior (estrada da Penha), foi realizada uma fiscalização da Operação Lei Seca na sexta-feira (22). No local, foram abordados 142 veículos e aplicados 159 testes do bafômetro.

O esquema montado para a atuação da Operação Lei Seca foi anunciado pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, durante a coletiva com as forças da segurança pública sobre o Plano Operacional elaborado para a Romaria da Penha e também contou com participação da equipe da Divisão de Educação para o Trânsito. Os educadores fizeram um trabalho corpo a corpo, com dicas aos romeiros de como fazer a caminhada com segurança e também abordaram condutores que insistiam em tentar transitar por ruas interditadas.

Foram  utilizadas 12 viaturas da Operação Lei Seca, algumas delas equipadas com computadores interligados ao banco de dados do Detran para facilitar as consultas referentes à documentação de veículos e condutores. Durante a Romaria, foram apreendidos 17 veículos irregulares.

O coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale, disse que as equipes permanecerão nas ruas durante neste domingo, em virtude do aumento do número de veículos na cidade provocado pela Romaria.

Balanço – Criada em setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já abordou 38.288 veículos e aplicou 34.186  testes do bafômetro. Neste período, 2.633 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e 365 foram presos. Só este ano, a operação abordou  25.890 veículos e aplicou 25.349 testes. As abordagens resultaram em 1.783 flagrantes e 255 prisões por embriaguez ao volante.