Fale Conosco

2 de setembro de 2013

Lau Siqueira assume presidência da Funesc



O poeta e gestor público, Lau Siqueira, tomou posse do cargo de presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Funesc,  nesta segunda-feira(2). A solenidade ocorreu nas dependências da Rádio Tabajara, na presença de servidores da Fundação. Lau Siqueira substitui a bibliotecária Lu Maia, que estava à frente da Funesc desde janeiro de 2011 e agora passa a ser vice-presidente da Fundação, também empossada na oportunidade.

Antes de ser nomeado à Funesc, Lau Siqueira exercia o cargo de secretário executivo da Fundação Ação Comunitária, FAC, onde estava desde agosto de 2012.  Com expressiva atuação na cultura, tanto como artista quanto como agente, Lau Siqueira tem cinco livros de poesia publicados, além de poemas em distintas antologias. Como gestor cultural, Lau Siqueira dirigiu a Fundação Cultural de João Pessoa nos anos de 2005 e 2006, como adjunto, e em 2007 e 2008 como titular da pasta.

À frente da Funesc, Lau pretende respeitar o que já está planejado para a Fundação, bem como traçar a reabertura do Espaço Cultural José Lins do Rego, atualmente fechado por estar passando por intensa reforma em todos os equipamentos instalados no prédio.

Pelo grande volume de obras, a reforma do Espaço Cultural é o grande Fenart da gestão do Governador Ricardo Coutinho. A partir de agora, pretendemos dar continuidade às obras que estão em acelerado ritmo e planejar o novo momento do Espaço Cultural, a sua reinauguração”. Finalizou o presidente.

Parcerias - O presidente da Funesc ainda tem como objetivo inicial estreitar a parceria com a Secretaria de Cultura e fundações culturais do Estado para promover um planejamento estratégico que viabilize um maior número de atividades em outros municípios paraibanos, inclusive Cajazeiras, cidade onde fica o Teatro Íracles Pires, gerido pela Funesc, que também passa por reforma. Aproximar a produção cultural da  Paraíba aos estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte, por meio de ações e parcerias, deve ser uma questão que demandará grande empenho do presidente da Funesc no seu novo desafio.

Artistas -Dar visibilidade aos artistas da terra por meio de apoio, parcerias, contratações e promovendo a formação dos profissionais que atuam na área, incentivando a qualificação dos artistas para fomentar a economia cultural, também será destaque na gestão do presidente Lau Siqueira. “Queremos realizar mais eventos economicamente sustentáveis para o Estado, com foco nos artistas locais, onde o músico ou ator receba o cachê pago pela Fundação e gaste na Paraíba, fazendo o dinheiro circular e multiplicar dentro da região”, destacou Lau Siqueira.