Fale Conosco

10 de setembro de 2009

Lançamento do cadastro será na sede da Defensoria, no Parque Solon de Lucena, nesta sexta-feira



O Procon do Estado divulga nesta sexta-feira (11) o cadastro de reclamações fundamentadas, que é o resultado dos processos abertos a partir de reclamações de consumidores ao órgão. Esse registro traz o ranking das empresas com maior número de reclamações no período de setembro de 2008 a agosto de 2009.

A divulgação do cadastro será feita pela defensora pública geral, Fátima Lopes, e pelo secretário executivo do Procon Estadual, Roberto Sávio, numa solenidade às 11h, na sede da Defensoria Pública da Paraíba, que fica no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa.

De acordo com a defensora pública geral Fátima Lopes, a divulgação do cadastro vai ajudar o consumidor a saber quais fornecedores tem mais  ou menos reclamações e de que forma a empresa age diante desses problemas.

“Em termos práticos, a divulgação serve como um termômetro sobre a atuação da empresas junto aos consumidores. Se as empresas possuem cadastros de maus consumidores, o Procon Estadual  terá o cadastro de maus fornecedores”, comentou. Após a divulgação do cadastro, serão fornecidas cópias a toda a imprensa.   

Segundo o secretário executivo do Procon Estadual, Roberto Sávio, o lançamento do cadastro será simultâneo em 21 estados brasileiros por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que é administrado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão vinculado à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. “A publicação das informações no Diário Oficial do Estado constitui uma arma poderosa na defesa do consumidor”, disse.

Ivani Leitão, da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública