Fale Conosco

20 de maio de 2009

Lançado em João Pessoa o Código de Conduta do Turismo



Foi lançado segunda-feira (18), na cidade de João Pessoa, o Código de Conduta do Turismo contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi traduzido por professores da Universidade Estadual da Paraíba para quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão. O texto foi lançado pelo Ministério Público do Trabalho através das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Turismo e o Ministério Público Estadual, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.

Segundo o chefe do Departamento de Letras da UEPB, Antônio de Pádua Dias da Silva, o projeto chegou ao conhecimento dos professores participantes através de contato feito pelo professor de Letras e pró-reitor adjunto de Planejamento Eli Brandão, e pela Pró-reitoria de Integração e Desenvolvimento (PROIDE) da Universidade, que já havia sido procurada pelas Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Turismo.

O documento tem como base o Código Internacional contra a Exploração Sexual Infantil e foi amplamente discutido com representantes de várias entidades para que se chegasse ao produto final, que conta com a Legislação Criminal Brasileira em Defesa da Criança e do Adolescente e 23 artigos, traduzidos pelos professores da Instituição. O Código de Conduta será distribuído em todos os meios de hospedagem, bares e restaurantes de João Pessoa e de outros municípios com vocação turística, o que deve incluir a cidade de Campina Grande.

Ascom/UEPB