João Pessoa
Feed de Notícias

Lacen: sistema agiliza entrega de exame e encaminhamento de paciente ao tratamento

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 12:25 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom-PB

Referência estadual para exames de média e alta complexidade, o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen) realizou 190 mil exames no ano passado, e neste ano já chegou á marca de 85,3 mil.

Órgão fundamental no atendimento das demandas da população, o Lacen também tem importante missão de prevenção, que são os exames de saúde pública para a geração de informações necessárias às ações da vigilância epidemiológica.

Mais agilidade – A diretora geral do Lacen-PB, Marta Rejane Lemos Felinto, explicou que, a partir de 2011, depois da implantação do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL), uma ferramenta informatizada criada pelo Datasus, do Ministério da Saúde, o Lacen emite, mensalmente, 15 mil resultados de análises em tempo real.

Nesse novo sistema foram capacitados profissionais nos 223 municípios paraibanos para cadastrar as amostras biológicas e acessar resultados. Eles têm senhas individuais e intransferíveis para acessar esses dados e entregá-los aos público.

A emissão de resultados dos mais de 50 tipos de exames é instantânea, já que em todas as Gerências Regionais de Saúde (GRS) o GAL permite o acesso online dos dados. Sem o sistema, a entrega dos resultados demoraria até sete dias.

Depois que as amostram chegam ao laboratório, os resultados das análises ficam prontos em até 24 horas. Os laudos são disponibilizados no sistema e podem ser acessados em tempo real, com assinatura eletrônica do profissional responsável. Em vez de esperar que os laudos sejam enviados pelos Correios, por exemplo, os técnicos imprimem os laudos e agilizam o encaminhamento dos usuários ao tratamento.

Reconhecimento – O Lacen-PB foi certificado como nível D do Porte III pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde após as melhorias feitas na parte de infraestrutura, implementação do sistema da qualidade e do Sistema de Gerenciamento do Ambiente Laboratorial (GAL) em todos os municípios, além dos critérios de biossegurança adotados.

O Lacen-PB foi habilitado para realizar exames de CD4\CD8 e carga viral, que são procedimentos de contagem de linfócitos em pacientes vivendo com HIV\AIDS. Desde 1996 o Lacen realiza os exames de CD4 e CD8 e passou a integrar uma Rede Nacional Laboratórios composta por cerca de 84 serviços credenciados pelo Ministério da Saúde que a cada seis meses avalia o serviço e renova a habilitação. O mesmo acontece com o exame de Carga Viral que é realizado desde o ano 2000. São exames feitos com alto padrão de qualidade e segurança e aprovados em todas as inspeções realizadas pelo Ministério da Saúde. Esses exames servem para avaliar, indicar e monitorar o tratamento das pessoas vivendo com AIDS.

Missão – O Lacen também realiza exames nas áreas de produtos e meio ambiente para análises de águas e alimentos, dosagem da colinesterase em agentes ambientais atendendo ao Programa de Saúde do Trabalhador, procedimentos necessários às ações da Vigilância Sanitária e Ambiental; supervisiona, coordena, capacita e garante a qualidade da Rede Laboratorial de Saúde Pública do Estado da Paraíba e dá suporte em casos de surtos, juntamente com as áreas de vigilâncias em saúde.

O laboratório integra uma rede nacional que se localiza nas capitais e é vinculada, segundo o Artigo 12 da Portaria 2.032 de 23/09/2004, às Secretarias Estaduais de Saúde. Os Lacen são coordenados em nível Nacional pela Secretaria de Vigilância à Saúde.

Estatísticas

Em 2011

Teste do Pezinho……………..43,2 mil

Imunologia/DST…………………92 mil

Análise de água/produtos….14,8 mil

Em 2012

Teste do Pezinho………………..43 mil

Imunologia/DST……………….132 mil

Análise de água/produtos…… 15 mil

Em 2013

Teste do Pezinho……………….20 mil

Imunologia/DST……………….60 mil

Análise de água/produtos…..5,3 mil