João Pessoa
Feed de Notícias

Lacen-PB realiza oficina para técnicos que trabalham com monitoramento de água para consumo humano

quarta-feira, 25 de maio de 2016 - 11:48 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen-PB, da Secretaria de Estado da Saúde, SES, promove, nesta quarta-feira (25), uma oficina para técnicos dos laboratórios que trabalham com o monitoramento da água para o consumo humano. Na Paraíba, além do Lacen-PB, em João Pessoa, existe uma rede de laboratórios descentralizados que funcionam em Campina Grande, Patos, Sousa, Monteiro, Piancó, Guarabira e Cuité. A oficina é realizada no auditório do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – Cerest, na Capital.

“A oficina tem como objetivo integrar as ações da Vigilância Ambiental com os laboratórios responsáveis pela análise de água, aprimorando os serviços para um melhor controle da qualidade da água consumida pela população”, disse o coordenador do Núcleo de Produtos e Meio Ambiente, do Lacen-PB, Emanuel Felinto.

De acordo com a programação, pela manhã, acontecerão palestras sobre ações da Vigilância Ambiental, no Programa Vigiágua; coleta de amostra de água e não conformidades na coleta de amostra de água. À tarde, serão realizadas dinâmicas de grupo e palestras sobre a Portaria 2914/2011, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e sobre Gerenciador de Ambiente Laboratorial.

Todas as atividades da oficina levam em conta a escassez da água que ocorre em todo país, sendo o Nordeste a região mais castigada. Segundo dados da Agência Nacional das Águas, o Nordeste concentra apenas 3,3% dos recursos hídricos do país; o Sudeste tem 6%; o Sul, 6,5%, o Centro-Oeste, 15,7% e o Norte, 68,5%.

Entre as principais doenças de veiculação hídrica, estão cólera, febres, diarreia, poliomielite, hepatite, leptospirose e esquistossomose. O lacen-PB fica na Avenida Cruz das Armas. O telefone é 3218-5922 e 5924 e o email é lacenpb@ig.com.br