Fale Conosco

23 de maio de 2016

Lacen-PB promove oficina para profissionais de saúde de Campina Grande



O Laboratório Central de Saúde PúblicaLacen-PB, da Secretaria de Estado da Saúde, promove, nesta segunda-feira (23) uma oficina para identificar e tratar as não conformidades na coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas. O evento reúne 60 profissionais das áreas de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, dos serviços da 3ª Gerência Regional da Saúde, no Hospital de Emergência e Trauma, Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

“O nosso objetivo é orientar os técnicos que lidam com processos relativos ao encaminhamento de amostras para análises, atendendo aos pré-requisitos legais e técnicos, com o intuito de identificar e tratar as não conformidades na coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas, melhorando a qualidade do material coletado e recebido para  análise no Lacen-PB”, explicou a diretora geral do Laboratório, Marta Rejane.

A oficina é ministrada pela diretora técnica do Lacen, Lúcia Cristina de Aguiar. “Esta oficina faz parte do processo de educação continuada, do Lacen, que visa capacitar os trabalhadores e contribuir com a melhoria do atendimento ao usuário. Os servidores se capacitam para reconhecer quando o material coletado não é adequado para a realização do exame. Dessa forma, a coleta será descartada, de forma imediata, e uma nova será realizada, evitando perda de tempo”, pontuou Lúcia.