Fale Conosco

11 de junho de 2015

Lacen-PB disponibiliza no Portal do Governo manual de instruções para segurança dos exames laboratoriais



O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba Dra. Telma Lobo (Lacen-PB), passou a disponibilizar no Portal do Governo (www.paraiba.pb.gov.br/saude), o “Manual de coleta,  acondicionamento e transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais”, para todas as unidades de saúde do Estado que enviam amostras biológicas para o Lacen-PB fazer a análise, com o propósito de orientar os técnicos, que lidam com procedimentos relativos ao encaminhamento de amostras para análise, atendendo a pré-requisitos legais e técnicos. “O nosso objetivo é repassar todas as informações para evitar a rejeição das amostras”, explicou a diretora técnica, do Lacen-PB, Lúcia Cristina de Aguiar.

O Manual, que contém 152 páginas, produzido durante um ano, apresenta as instruções para todo o processo que resulta no resultado dos exames. “Para a coleta de sorologia para dengue, por exemplo, o manual traz desde as recomendações sobre o preparo do paciente (se precisa estar de jejum), volume necessário da amostra; tipo de amostra (soro ou sangue total) e acondicionamento (temperatura ambiente ou refrigerada)”, disse a diretora. Ela informou ainda que este é o primeiro manual que reúne diversas informações a respeito de todos os exames, realizados pelo Lacen, até então, divulgadas separadamente.

O Lacen-PB realiza exames de alta e média complexidade, a exemplo do Teste do Pezinho; sorologia para HIV, hepatites virais, dengue e sarampo; diagnóstico da tuberculose (cultura e teste da sensibilidade). Tem ainda como competências, participar das ações de vigilâncias epidemiológicas para o diagnóstico laboratorial e controle dos agravos de interesse para saúde coletiva; participar das ações de vigilâncias sanitária e ambiental e defesa do consumidor para o controle de riscos e monitoramento da qualidade dos produtos expostos ao consumidor.

Como centro de referência estadual em diagnóstico laboratoriais, o Lacen-PB tem como meta realizar etapas de normatizações, capacitações e atualizações tecnológicas, visando um atendimento padronizado para clientes e parceiros.

Para acessar o “Manual de coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais”, basta entrar no Portal do Governo (www.paraiba.pb.gov.br/saude), no link “Manual de coleta Lacen”, ou acessar: http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/06/Manual-de-Coleta-LACEN-2014-1.pdf