Fale Conosco

13 de outubro de 2016

Lacen orienta municípios e unidades de saúde sobre envio de amostras para exames



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, divulgou nota técnica para todos os municípios da Paraíba e unidades de saúde, com orientações sobre o envio de amostras biológicas para a realização de exames na unidade localizada no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.

A principal informação é que as amostras devem, obrigatoriamente, estar acompanhadas do laudo médico para solicitação/Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), contendo a assinatura do paciente ou do responsável. Com exceção do teste do pezinho.

Junto com o BPA, devem ser enviadas as cópias do cartão do SUS, identidade, comprovante de residência; solicitação médica ou ficha do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), preenchida, carimbada e assinada pelo médico. Caso não sejam possíveis as cópias, torana-se obrigatório o preenchimento de todos os dados (cartão do SUS, endereço, telefone de contato, RG), no sistema online Gal.

“Todo procedimento é necessário para que o Ministério da Saúde repasse recursos e, com isso, o Lacen continue oferecendo um serviço de excelente qualidade para todos os paraibanos”, disse a diretora técnica do  Lacen, Lúcia Cristina.

O Lacen realiza mais de 60 tipos de exames para todos os 223 municípios paraibanos. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h30 e em regime de plantão para os casos de urgência.