Fale Conosco

11 de janeiro de 2017

Laboratório do Hospital de Trauma realizou cerca de 700 mil exames no ano de 2016



trauma JP realizou 700 mil exames em 2016 2 270x183 - Laboratório do Hospital de Trauma realizou cerca de 700 mil exames no ano de 2016Cerca de 700 mil procedimentos foram realizados em 2016 pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Trata-se de exames essenciais para o diagnóstico e tratamento do paciente, dentre eles os de urina, glicemia, colesterol, hemograma, coagulograma, gasometria e culturas em geral.

Tendo em vista a alta demanda do hospital, o setor possui equipamentos novos e eficientes, além de contar com até três unidades dos aparelhos mais utilizados, a exemplo dos microscópios, hemacounters, coagulômetros, máquinas para bioquímica e estufas bacteriológicas.trauma JP realizou 700 mil exames em 2016 1 270x183 - Laboratório do Hospital de Trauma realizou cerca de 700 mil exames no ano de 2016

Inclusive em dezembro de 2016, o laboratório foi certificado, pela terceira vez consecutiva, como excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). “Para o paciente, isso é uma garantia da qualidade do trabalho aqui realizado”, afirma a coordenadora do serviço, Francisca Estrela.

Segundo ela, o laboratório é uma peça essencial para o bom funcionamento de uma unidade hospitalar de referência como o Hospital de Trauma. “O resultado dos exames é de extrema importância, pois pode confirmar as suspeitas da equipe médica, assim como nortear o diagnóstico do usuário“, diz ela.

Equipe e Funcionamento - O setor é composto por seis bioquímicos, oito biomédicos, três digitadores e 20 técnicos de laboratório. Funciona 24 horas por dia, durante toda a semana.