Fale Conosco

23 de novembro de 2012

Laboratório do Estado está habilitado para realizar exames de avaliação de pessoas com HIV



O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB),   que integra a rede de serviços da Secretaria Estadual  de Saúde (SES), está habilitado para realizar exames CD4 e CD8, que avaliam, indicam e monitoram o tratamento das pessoas vivendo com AIDS.  A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22) e atende as exigências da Portaria 1.015 de 27 de maio de 2004 do Ministério da Saúde (MS). A portaria estabelece normas de qualificação para que os Estados, municípios e Distrito Federal (DF) mantenham o acesso dos pacientes ao tratamento e a qualidade dos exames aos pacientes com HIV/AIDS em laboratórios que realizam  esses procedimentos.

A farmacêutica, bioquímica e chefe do setor de Virologia\Imunologia do Lacen-PB, Dalane Loudal Florentino, explicou que o laboratório realiza os exames de CD4 e CD8, além de integrar uma Rede  Nacional  de Laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde. Ela informa que a cada seis meses, o serviço é avaliado e a habilitação, renovada. O mesmo acontece com o exame de Carga Viral que é realizado desde o ano 2000.  “São exames feitos com alto padrão de qualidade e segurança, aprovados em todas as inspeções realizadas pelo Ministério da Saúde”, informou.

Dalane Loudal explicou que o CD4 e CD8 é solicitado pelo médico infectologista quando a sorologia  para HIV é positiva. A partir desta situação, o paciente é encaminhado para um serviço de referência, onde é iniciado o tratamento, no caso o Serviço de Assistência Especializada (SAE). A cada três meses o paciente tem que repetir os exames.

Prazo – A farmacêutica, bioquímica e chefe do setor de Biologia Molecular do Lacen-PB,  Ana Anízia Dantas Medeiros, explicou que o resultado dos exames (CD4 e CD8) demoram de  cinco a sete dias úteis e o de Carga Viral de 7 a 10 dias úteis.  Mensalmente o Lacen realiza cerca de 600 exames.

Serviço: O Lacen-PB está localizado na avenida Cruz das Armas, s/n, bairro Cruz das Armas, em João Pessoa.  O telefone é o (083) 3218-5926/5922.