João Pessoa
Feed de Notícias

Laboratório da UPA de Princesa Isabel realizou mais de 3.800 exames de emergência este ano

terça-feira, 28 de abril de 2015 - 13:00 - Fotos: 

A Unidade de Pronto Atendimento de Princesa Isabel – UPA 24h conta com laboratório moderno à disposição da comunidade para a realização de exames de análises clínicas de emergência, com a emissão de resultados imediatos.O Laboratório Bioanálises tem capacidade de realizar cerca de 80 exames por dia, a exemplo de hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides, coagulograma, teste rápido HIV e hepatite B e C, sumário de urina, ureia, creatinina, entre outros.

Nos três primeiros meses de 2015, foram realizados 3.861 exames no laboratório da unidade. “Agora os moradores de Princesa Isabel têm uma segunda opção para realizar exames em casos de emergência”, destacou a diretora geral da UPA, Alany Moura. “A garantia da realização de exames na própria unidade facilita em muito o rápido diagnóstico, evitando futuras complicações”, completou, destacando que esse serviço aumenta o grau de efetividade do atendimento na UPA.

“Os trabalhos do laboratório funcionam com cinco biomédicos plantonistas e, cada vez mais, firma-se o conceito de que a gestão do segmento de diagnóstico na unidade é fundamental para a precisão dos tratamentos”, ressaltou Alany Moura, lembrando que o laboratório auxilia em uma série de diagnósticos ao oferecer resultados praticamente de imediato.

A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou ainda kits de teste rápido que são utilizados na UPA 24H de Princesa Isabel, empregados de acordo com a solicitação do médico. O resultado dos testes de HIV, troponina, hepatite C e B e Beta sai em 30 minutos.