João Pessoa
Feed de Notícias

Kits do Avaliando IDEPB 2014 são entregues nas escolas da rede estadual de ensino

sexta-feira, 27 de março de 2015 - 18:23 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, já fez a entrega nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) dos 682 Kits do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB) para as escolas da rede estadual de ensino que participaram da avaliação realizada em 2014. Os kits pedagógicos com a leitura qualitativa dos resultados da avaliação, além de estudos de caso compatíveis com a realidade e contexto social das escolas permitem uma melhor compreensão, por parte da comunidade escolar, dos avanços dos resultados dos estudantes, bem como os fatores que explicam seus sucessos ou seu atraso.

Cada kit é composto por: Revista do Sistema; Revista do Gestor; Revistas Pedagógicas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa; Revistas Pedagógicas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental – Matemática; Revistas Pedagógicas da 3ª série do Ensino Médio Regular e 4ª série do Ensino Médio; Modalidade Normal – Língua Portuguesa; Revistas Pedagógicas da 3ª série do Ensino Médio Regular e 4ª série do Ensino Médio; Modalidade Normal – Matemática; Cartaz de divulgação dos resultados da escola e Boletim da Família.

“Os kits distribuídos devem ser utilizados e analisados para que sirvam de instrumento de apoio ao planejamento didático pedagógico, sendo uma ferramenta norteadora para as ações futuras no âmbito escolar, fortalecendo a prática pedagógica onde o currículo seja repensado”, destacou a gerente do Programa de Avaliação (Proava) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Andrade.

A gerente do Proava explicou que o Avaliando IDEPB reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação do Estado compartilhando os resultados com toda a sociedade paraibana e convidando-a a fazer parte, junto com todos os professores, diretores, funcionários das escolas, e todos aqueles envolvidos com a educação, deste enorme esforço de mobilização.

O Avaliando IDEPB estabelece anualmente parâmetros de qualidade da Educação da Rede Estadual de Ensino, considerando as escolas urbanas, do campo e indígenas, levando em conta a média de aprovação dos estudantes a partir dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do EM Normal.

O sistema de avaliação ainda permite o diagnóstico no âmbito pedagógico de outras variáveis inerentes à gestão do processo ensino e aprendizagem, por meio de indicadores como a gestão escolar, o desempenho e o perfil de professores, a formação pedagógica dos profissionais, o planejamento curricular e a estrutura física e organizacional da escola.

Esta avaliação está na terceira edição e sendo aplicada nos 223 municípios do Estado. O sistema é adotado em outros Estados e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).