João Pessoa
Feed de Notícias

Juripiranga sedia 1ª Conferência Regional de Saúde Mental

segunda-feira, 12 de abril de 2010 - 11:51 - Fotos: 

O Colegiado de Gestão do Vale do Paraíba, a 12ª Gerência Regional de Saúde (GRS) e os Conselhos Municipais de Saúde, vão promover a 1ª Conferência Regional de Saúde Mental do Vale do Paraíba, nesta terça-feira (13), no Hotel Fazenda Casa de Campo, no município de Juripiranga. 

O evento discutirá a assistência a pacientes com distúrbios psíquicos na região, que conta com três centros de atenção psicossocial (Caps) instalados nos municípios de Itabaiana, Pedras de Fogo e Ingá para atender a população de 14 municípios.

Segundo a chefe do Núcleo de Auditoria da 12ª GRS e membro da comissão organizadora da conferência,  Luciana Helena Vasconcelos Barreto, as mudanças sócio-econômicas, culturais, demográficas e tecnológicas nas sociedades contemporâneas vêm determinando efeitos e mudanças sobre o perfil sanitário epidemiológico da população. Por isto, se faz necessária uma avaliação do modelo assistencial psiquiátrico atual.

“Somando-se a isto, a constatação da falência do modelo assistencial psiquiátrico tradicional e hospitalocêntrico requer um processo de análise, avaliação e reorganização permanentes das políticas, planos, serviços e ações no campo da saúde mental. Para isso, é imprescindível o processo coletivo de formação/informação dos vários atores implicados, de forma a garantir os processos de mudança que estão em curso em níveis nacional, estadual e, neste caso, regional, que enfatiza a capacidade dos atores para a criação e articulação das práticas e saberes, em seu contexto local de ação”, explicou Luciana.

Delegados – Serão eleitos, na 1ª Conferência Regional de Saúde do Vale do Paraíba, 14 delegados que representarão seus respectivos municípios na  etapa estadual. “Na oportunidade, eles levarão a realidade de cada cidade, relatando suas experiências, problemas, avanços e soluções, para discutir, socializar e promover a intersetorialidade com os demais atores envolvidos”, disse.

Participarão do evento profissionais de saúde, gestores, usuários do sistema de saúde e representantes de movimentos sociais dos 14 municípios que formam a 12ª GRS: Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte, Juarez Távora, Pilar, São José dos Ramos, Gurinhém, São Miguel de Taipu, Caldas Brandão, Juripiranga e Pedras de Fogo. O encontro contará com as palestras de três conferencistas: a doutora e professora da UFPB, Patrícia Barreto; o promotor do Cidadão, Walberto Brito, e a doutora e professora da UFPB, Maria Filha.

Conferências preparatórias – Desde o mês passado, estão acontecendo na Paraíba conferências regionais, macrorregionais e municipais de saúde mental, que são etapas preparatórias da III Conferência Estadual de Saúde Mental, marcada para os dias 12,13 e 14 de maio, em João Pessoa, e da IV Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, entre 27 e 30 de junho.

O Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo as conferências macrorregionais. A primeira aconteceu em João Pessoa, no final de março, e a segunda em Campina Grande, na semana passada. Nos eventos, acontecem debates e palestras sobre três eixos temáticos: ‘Saúde mental e políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais’, ‘Consolidação da rede de atenção psicossocial e fortalecimento dos movimentos sociais’ e ‘Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial’.

Assessoria de Imprensa da SES-PB