João Pessoa
Feed de Notícias

Junta Comercial discute trabalho de implantação do Redesim na Paraíba

segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 15:12 - Fotos: 
O diretor do Departamento Nacional de Registro Comercial (DNRC), Jaime Herzog, participou de uma reunião na Junta Comercial da Paraíba (Jucep), em João Pessoa, com os conselheiros do órgão e apresentou as novidades na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Brasil.

Ele conheceu as instalações e trabalhos desenvolvidos pela Jucep e disse ter ficado surpreso com o que viu, pois o serviço não deixa nada a desejar as demais regiões do País. Na Paraíba, as ações de implantação da Redesim estão progredindo com diversas reuniões entre o Governo do Estado, o consultor e diretor da Vox Tecnologia James Matos, responsável pelo processo, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Estado. As reuniões servem para que o sistema seja analisado e quando implantado definitivamente possa obter os resultados esperados.

O presidente da Junta Comercial da Paraíba, Neto Franca, garante que o sistema Redesim  “é  um dos maiores avanços já implementados em favor do setor produtivo, onde o empresariado de um modo geral ganha no sentido de celeridade e simplicidade quanto ao registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O que é – A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada através da Lei nº. 11.598, de 3 de dezembro de 2007, com a finalidade de propor ações e normas aos seus integrantes, cuja participação na sua composição será obrigatória para os órgãos federais, e voluntários por adesão mediante consórcio.

Na Paraíba o processo para implantação vem sendo detalhadamente discutido e os órgãos envolvidos estão buscando parcerias para sua implantação, após a primeira fase dos trabalhos, haverá a capacitação de todos os agentes envolvidos e a partir daí a certificação digital, quando o sistema já deverá estar funcionando em toda a Paraíba.

O presidente do DNRC também aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do Micro Empreendedor Individual (MEI) e também elogiou a posição da Paraíba, que de fevereiro até 25 de maio deste ano registrou 4.500 novas empresas. A idéia de levar o MEI às ruas também foi observada como uma quebra de barreira, trazendo o pequeno empreendedor e o trabalhador informal aos serviços oferecidos.

Da Assessoria de Imprensa da Junta Comercial da Paraíba