João Pessoa
Feed de Notícias

Juliano Moreira promove palestra sobre câncer de mama para servidoras e usuárias

terça-feira, 1 de novembro de 2016 - 17:33 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom Pb

As funcionárias e usuárias do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, participaram, na manhã desta terça-feira (1º), no auditório da instituição, de palestra de caráter preventivo e educativo sobre prevenção o câncer de mama. O evento fez parte das comemorações de encerramento do Outubro Rosa.

“É preciso ressaltar que a mulher não deve se cuidar apenas em outubro, mas em todos os meses do ano. Com relação ao câncer de mama, a prevenção deve ser constante e, especialmente as mulheres, devem colocar o exame de toque em suas rotinas diárias. Preparamos este evento para que as mulheres se cuidem mais, sobretudo antes de cuidarem do outro”, afirmou a diretora técnica do Juliano Moreira, Marinalva de Sena Brandão.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade. “Neste evento, lembramos a importância das mulheres cuidarem da saúde de suas mamas, mas aproveitamos para enfatizar, também, que é preciso atentar para a saúde de forma integral. Durante todo o ano promovemos eventos educativos como este, de forma que os pacientes e funcionários se sintam acolhidos e sejam estimulados a cuidar mais de si mesmos”, disse a coordenadora do Núcleo, Ana Karina de Almeida.

A palestra sobre câncer de mama foi ministrada pelo médico do trabalho do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira Elias Vilar. “Eu tenho observado que a maior preocupação das mulheres é em fazer o exame de toque das mamas. Ele é, sim, importantíssimo, mas sua função é detectar um nódulo já existente. É necessário prevenir e lembrar que fatores como obesidade, radiação e reposição hormonal contribuem para o aparecimento do câncer de mama”, explicou.

A psicóloga Ana Montenegro ficou feliz em participar da palestra. “É sempre importante aprender como se conhecer melhor. A partir do momento em que as informações são difundidas, sabemos a maneira de prevenir e tratar. Esta é uma excelente forma de promoção à saúde”, disse.