Fale Conosco

21 de agosto de 2012

Juliano Moreira participa do Projeto “Arte na Saúde” e inicia aulas de dança com usuários



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, iniciou, na tarde desta terça-feira (21), o projeto “Arte na Saúde”, desenvolvido pelo Centro Estadual de Arte do Ensino Fundamental e Médio (Cenated), localizado em João Pessoa. O projeto faz parte do trabalho de expansão do complexo educacional, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de difundir o conhecimento artístico e cultural a população.

O gerente de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, disse que na tarde desta terça-feira 15 internos com transtornos mentais e usuários de drogas participaram das aulas de dança contemporânea. Ele explicou que essa atividade vai acontecer sempre nas tardes de terça-feira e nas manhãs de sexta-feira e será coordenada pela professora Ângela Navarro.

Madson Souza explicou que essa atividade é mais uma ação de ressocialização e lazer para os usuários e a dança serve para potencializar o corpo, como também resgatar a cultura.  Ele afirmou ainda que a partir dessa e de outras ações culturais que são desenvolvidas pelo Juliano Moreira se busca uma saída para enfrentar as diferenças existentes sem torná-las desigualdades, aprendendo a conviver com a diversidade. “Além do mais, a cultura agrega e desperta sensações que ultrapassam o tempo”, destacou.

De acordo com ele, o portador de distúrbios mentais passa uma vida dentro de uma unidade de saúde e esquece até do tempo e fica alheio ao que está acontecendo lá fora. “Dentro na nova política de saúde mental, o paciente terá uma atenção e um tratamento especial que transcende o uso de medicamentos. Ele terá carinho e respeito e, acima de tudo, é tratado com dignidade. Tem uma nova convivência com a loucura” disse Madson Sousa.

O Cenated – Os cursos oferecidos pelo Cenated funcionam em formatos semestrais nas áreas de dança, teatro, artes visuais e música. Porém, com a construção do novo Projeto Político-Pedagógico, existe a possibilidade de ampliação do período de estudo, visando o aprofundamento das temáticas específicas e gerando uma visão mais detalhada do segmento artístico.

As ações promovidas pelo centro também possuem a preocupação com o formato de divulgação da cultura e tentam aprimorar o acesso às diferentes linguagens, para que todo cidadão desenvolva o interesse pela arte. Entre as turmas de maior destaque estão a de História da Arte, Canto Lírico, Teoria Musical, Violão Clássico e Popular, Dança Clássica e Contemporânea, Fotografia, Desenho, Pintura, Cerâmica, Teatro e Clown.

EstruturaO Cenated foi legalmente constituído em 1999, mas antes da criação oficial a proposta de educação voltada para os segmentos artísticos já era praticada com atividades temporárias, em alguns locais como o Liceu Paraibano e Espaço Cultural.

O espaço atualmente funciona nos horários da manhã, tarde e noite, no Mosteiro de São Bento, Rua General Osório – nº 36, no Centro da Capital.  As aulas são destinadas ao público em geral, independente do nível de escolaridade. Os interessados podem obter informações pelos telefones 3214-2923/3214-3412 ou no e-mail cearteparaiba@gmail.com. As inscrições custam R$ 25 para alunos da rede pública de ensino e R$ 70 para o restante da população.